Colado em Lochte, Thiago Pereira passa à semifinal dos 200 m medley; Phelps avança

Do UOL, em São Paulo

Medalhista de prata para o Brasil nos 400 m medley, sábado, Thiago Pereira iniciou bem a busca por mais um pódio nos Jogos Olímpicos de Londres. Ele nadou as eliminatórias dos 200 m medley na manhã desta quarta-feira, e acabou a prova colado no rival norte-americano Ryan Lochte, conseguindo sua vaga na semifinal com o quinto melhor tempo - outro brasileiro, Henrique Rodrigues também passou, em 10º.

As semifinais acontecem a partir das 15h30 (de Brasília), nesta quarta-feira.

Com 1min58s03, Lochte foi o melhor da última bateria e o segundo no geral - o mais veloz no geral foi Laszlo Cseh (1min57s20). Quem também se classificou foi Michael Phelps, norte-americano que bateu o recorde de medalhas na terça e é o atleta mais premiado na história dos Jogos, com o quarto tempo.

Durante a última bateria, Thiago Pereira passou os primeiros 50 m na quarta posição, atrás do compatriota Henrique Rodrigues. O Brasil passou a dominar após o costas, com Henrique à frente, mas ele foi passado por Thiago no peito. A definição, no nado livre, teve Lochte acelerando para fechar em primeiro, bem próximo de Thiago Pereira, que foi apenas 28 centésimos mais lento.

Após o dia de conquistas e recorde na terça, Phelps voltou à piscina na penúltima série da prova e, apesar de liderar boa parte da sessão, terminou na segunda posição, com 1min58s24, a apenas dois centésimos do japonês Kosuke Hagino. O tempo o classificou tranquilamente para a semifinal, apesar de não estar entre as melhores marcas.

Brasileiros em Londres - 5º dia
Brasileiros em Londres - 5º dia

Conhecido anteriormente por suas conquistas em Jogos Pan-Americanos, Thiago Pereira enfim se consagrou no último sábado, primeiro dia da natação em Londres. Em prova em que superou até o astro Phelps, faturou a medalha de prata nos 400 m medley, em um dia que também teve ouro e bronze para o Brasil no judô, com Sarah Menezes e Felipe Kitadai.

Já Michael Phelps conseguiu um sonhado recorde na terça-feira. Com a prata nos 200 m borboleta e o ouro no revezamento 4x200 m livre, ele chegou a 19 medalhas em quatro Olimpíadas. Com o feito, manda a ginasta soviética Larisa Latynina para a segunda posição no quadro histórico de medalhas, com 18 pódios.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DAS BATERIAS DOS 200 M MEDLEY:

UOL Cursos Online

Todos os cursos