Guilheiro é surpreendido por americano, perde e vai brigar pelo bronze

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Flávio Florido/UOL

    Leandro Guilheiro perdeu para norte-americano nas quartas e vai para a repescagem

    Leandro Guilheiro perdeu para norte-americano nas quartas e vai para a repescagem

Leandro Guilheiro foi surpreendido e perdeu para o norte-americano Travis Stevens. Favorito à medalha de ouro, ele foi derrotado por um wazari e está fora da disputa pelo título olímpico. Agora, resta ao brasileiro ir à repescagem e sonhar com o terceiro bronze da carreira.

Travis Stevens é um velho conhecido de Leandro, que o venceu na final do Pan de Guadalajara, no ano passado. A comissão técnica do Brasil via o norte-americano como o rival mais forte do continente e a grande ameaça a Guilheiro a caminho de uma sonhada decisão.

Só que talvez o time não esperasse um combate tão duro. Stevens começou a luta muito agressivo, dando trabalho a Guilheiro. Em pelo menos duas oportunidades, acertou uma pegada perigosa e quase levou o brasileiro ao chão. Com pouco mais de dois minutos para o fim, ele conseguiu e arrancou um wazari.

Daí em diante, o brasileiro até tentou reagir, mas a defesa do rival funcionou. Leandro ainda chegou a ser atendido pelo médico do Brasil para fazer um curativo no peito antes de ver as chances de ouro se esgotarem de vez. 

O desempenho contra Stevens contrasta com a tranquilidade que encontrou nas duas primeiras lutas do dia, quando não teve grande trabalho. Contra o letão Konstantis Ovchinnikovs, Guilheiro ganhou com a pontuação mínima, um yuko. Já diante do marroquino Safouane Attaf o triunfo veio com um belo ippon.

Agora, o judoca volta ao tatame na tarde londrina, 10h de Brasília, para fazer a repescagem. Ele vai enfrentar o japonês Takahiro Nakai, com quem costuma fazer um confronto equilibrado, para saber quem vai à decisão do bronze no fim do dia. 

Favorito ao pódio desde o início do torneio, Leandro Guilheiro podia tornar-se o maior judoca brasileiro de todos os tempos, ao menos em termos de resultados. Como já tem dois bronzes em 2004 e 2008, ele podia superar Aurélio Miguel, dono de um ouro e um bronze, possibilidade descartada após a queda precoce. 

"GUILHEIRO FOI MAL DESDE A PRIMEIRA LUTA", DIZ COMENTARISTA

Brasileiros em Londres - dia 4
Brasileiros em Londres - dia 4

UOL Cursos Online

Todos os cursos