Federação de Esgrima admite erro e pede desculpas à sul-coreana por derrota

Das agências internacionais, em Londres (ING)

  • Reuters

    Sul-coreana Shin A Lam chora após ser derrotada nas semifinais da espada, na segunda-feira

    Sul-coreana Shin A Lam chora após ser derrotada nas semifinais da espada, na segunda-feira

A FIE (Federação Internacional de Esgrima) ofereceu uma menção honrosa especial à sul-coreana Shin A. Lam depois de sua controversa derrota para a alemã Britta Heidemann, na semifinal da categoria espada nos Jogos Olímpicos de Londres. A informação foi passada por Park Yong-sung, presidente do Comitê Olímpico Coreano.

"Falei com a FIE hoje. Eles nunca esperavam que este tipo de coisa (três golpes) fosse acontecer no último segundo. Não é  uma questão de pontos, é de um segundo", afirmou Park, nesta terça-feira. O coreano ainda revelou que a Federação admitiu o erro do cronômetro, e vai pedir desculpas à esgrimista. 

Mais cedo, nesta terça, a FIE não aceitou a reclamação apresentada pelo país sobre o revés de Shin Lam. A entidade máxima afirmou que a "é de responsabilidade do árbitro determinar quanto tempo falta para o fim do combate", e que "não se pode modificar uma decisão a esse respeito". 

A alegação da federação coreana era que o combate já havia terminado quando a campeã olímpica de Pequim-2008, Britta Heidemann, anotou o ponto vencedor que marcou 6 a 5 no placar. O empate favorecia a esgrimista sul-coreana. O árbitro apontou a vitória para a alemã.

Em forma de protesto, a sul-coreana ficou sentada na pista por uma hora, atrasando a continuidade da competição. Depois, saiu chorando muito do local de competição, e acabou perdendo a disputa da medalha de bronze.

 
Choro nos Jogos Olímpicos de Londres
Choro nos Jogos Olímpicos de Londres

UOL Cursos Online

Todos os cursos