Cielo se poupa e vai à semi dos 100 m livre em 10º: 'consegui quebrar o gelo'

Do UOL, em São Paulo

  • Satiro Sodre/AGIF

    Cesar Cielo fez sua estreia nos 100 m livre a avançou à semifinal com o décimo melhor tempo

    Cesar Cielo fez sua estreia nos 100 m livre a avançou à semifinal com o décimo melhor tempo

Medalhista de bronze nos 100 m livre nas Olimpíadas de Pequim, há quatro anos, o brasileiro Cesar Cielo avançou à semifinal da prova nesta terça-feira, em Londres. Sem se esforçar, ele cravou apenas o décimo tempo, mas o suficiente para se garantir na luta pelo pódio.

Brasileiros em Londres - dia 4
Brasileiros em Londres - dia 4

Especialista nos 50 m, prova no qual defenderá o título olímpico, o nadador paulista fez uma prova sem grandes esforços para tentar se colocar entre os 16 melhores que brigarão por uma vaga na decisão.

"Foi meio pesado, a primeira prova é sempre mais difícil para quebrar o gelo. Mas foi bom, fiz o que tinha de fazer e dei uma seguradinha no final. Agora é fazer o melhor na semifinal para conseguir a vaga", afirmou Cielo, ao SporTV.

Apesar de sair bem do bloco, com o melhor tempo de reação, e liderar os primeiros metros, já na virada dos 50 m Cielo apareceu na terceira colocação, com Nathan Adrian, dos EUA, liderando. O brasileiro não conseguiu reagir, deslizou no final e ficou apenas com o quinto tempo de sua bateria, com 48s67. Nathan foi o melhor entre todas as séries, com 48s19.

“Estou pronto para nadar rápido e brigar com os melhores. Tem quatro ou cinco que devem lutar pelas medalhas. Agora tenho de controlar melhor a dosagem, dividir bem a prova para ter uma boa volta e conseguir um bom tempo”, completou ele.

Principal rival de Cielo, o australiano James Magnussen foi melhor que o brasileiro e fez a marca de 48s38, ficando em segundo na sua bateria e avançando às semifinais na quarta colocação. 

O outro brasileiro, Nicholas Oliveira, não conseguiu fazer frente aos seus rivais de bateria e foi o último colocado na penúltima série, marcando 49s51 e sendo eliminado logo nas eliminatórias.

Cielo poderia ter estreado antes, no domingo, mas foi poupado no revezamento 4 x 100 m livre. Sem o seu maior astro, o Brasil não conseguiu a classificação para a final.

Os 100 m terão como próxima etapa a semifinal, ainda nesta terça-feira, a partir das 15h30 (de Brasília). A disputa pelas medalhas, com os oito melhores classificados, acontece na quarta-feira, também na parte da tarde.

Brasil avança no peito

Nos 200 m peito, o Brasil conseguiu vaga na semifinal com Thales Cerdeira, em eliminatórias dominadas por Daniel Gyurta, com 2min08s71. O brasileiro fez 2min11s05 e conseguiu um posto entre os 16 melhores. Já Henrique Barbosa foi eliminado.

"Não foi uma prova maravilhosa mas é ótimo ter a chance de nadar de novo. Faz tempo que não nado essa prova, foi bom para pegar o ritmo, e à tarde será melhor, com certeza”, afirmou Thales.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS 100 M:

UOL Cursos Online

Todos os cursos