Cielo admite ter ficado com medo de não ir para a semi e foge de polêmica sobre o revezamento

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (ING)

  • Satiro Sodre/AGIF

    Cesar Cielo fez o décimo melhor tempo e avançou com tranquilidade à semifinal dos 100 m livre

    Cesar Cielo fez o décimo melhor tempo e avançou com tranquilidade à semifinal dos 100 m livre

O brasileiro Cesar Cielo admitiu após as eliminatórias dos 100  m livre, nesta terça, no Centro Aquático do Parque Olímpico, ter ficado com medo de não se classificar para as semifinais.

Ele foi apenas o quinto de sua bateria, com 48s67, mas acabou avançando em décimo. Os 16 melhores se classificaram para as semifinais, que serão disputadas hoje, no período da tarde.

Se avançar para a final, Cielo nada a derradeira dos 100 m na quarta pela tarde. "Quando vi que fiquei em quarto [sic], fiquei meio preocupado", admitiu.

"Mas consegui a classificação, que era o que eu queria. Mas vou precisar de um ritmo mais forte hoje pela noite [em Londres]. Vai ser complicado Tem que fazer 47s [pra ir bem na final]", continuou.

Brasileiros em Londres - dia 4
Brasileiros em Londres - dia 4

Apesar de sair bem do bloco, com o melhor tempo de reação, e liderar os primeiros metros, já na virada dos 50 m Cielo apareceu na terceira colocação, com Nathan Adrian, dos EUA, liderando.

O brasileiro não conseguiu reagir, deslizou no final e ficou apenas com o quinto tempo de sua bateria, com 48s67. Nathan foi o melhor entre todas as séries, com 48s19.

Cielo poderia ter estreado antes, no domingo, mas foi poupado no revezamento 4 x 100 m livre. Sem o seu maior astro, o Brasil não conseguiu a classificação para a final. Hoje, ele fugiu da polêmica. "Se fez falta ou não, é indiferente."

Apesar de ser o recordista mundial dos 100 m, esta prova não é a especialidade de Cielo. Ele foi campeão mundial da modalidade em 2009 e bronze nos Jogos de Pequim, mas no Mundial de Xangai, no ano passado, ficou na quarta colocação.

 Sua especialidade são os 50 m, prova em que é campeão olímpico, bi mundial e recordista mundial, além de ter o melhor tempo do ano. As eliminatórias dos 50 m serão na quinta-feira, e a final, na sexta.

Magnussen: "Eles acham que podem me vencer"

Principal ameaça a Cielo, o australiano James Magnussen gostou de seu desempenho nas eliminatórias dos 100 m livre. Ele se classificou em quarto lugar com o tempo de 48s38. “Foi um bom sinal. Acho que posso nadar mais rápido à noite. Só preciso ficar relaxado. Quando estou relaxado, consigo os melhores resultados”, avaliou.

Magnussen admitiu ainda estar abalado pelo fracasso da Austrália no revezamento 4 x 100 m livre. Favoritos, eles ficaram fora do pódio. “Feriu meu orgulho mais do que qualquer coisa. Muitos de meus competidores nunca tinham me visto perder daquele jeito. Agora, eles acham que podem me vencer, mas vou lutar por essa medalha”, avisou o australiano. 

Paraguaio sem piscina é eliminado

O paraguaio Benjamin Hockin, que superou a falta de uma piscina olímpica em seu país na preparação para os Jogos, ficou apenas em 32º lugar na eliminatória dos 100 m livre, com o tempo de 50s12, e foi eliminado.

“Infelizmente o tempo não foi bom, mas ainda me resta mais uma prova, nos 100 m borboleta, e espero melhorar. Nos 200 m livre, que é a minha principal prova, fui um pouco melhor”, comentou o paraguaio, que ficou em 26º nas eliminatórias dos 200 m livre. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos