Após chamar sul-coreanos de "débeis mentais", jogador suíço é expulso dos Jogos de Londres

Do UOL, em São Paulo*

O zagueiro suíço Michel Morganella foi expulso da Olimpíada de Londres nesta segunda-feira. O jogador de 23 anos publicou uma mensagem xenófoba no Twitter logo após a derrota de sua seleção pela Coreia do Sul. 

"Ele discriminou, insultou e violou a dignidade do povo e da seleção de futebol sul-coreanos", afirmou em comunicado à imprensa Gian Gilli, chefe da delegação de futebol masculino da Suíça.

O próprio jogador revelou que aceitou a decisão do comitê e se desculpou. “Eu cometi um grande erro após um resultado decepcionante. Eu gostaria de me desculpar com o povo sul-coreano e com sua equipe, mas também com a delegação e equipe suíças. Eu obviamente aceito as consequências pelos meus atos”, disse Morganella.

Gilli, que apenas leu um comunicado e não respondeu nenhuma questão, disse que os comentários de Morganella violaram diretamente os códigos de ética do COI e da delegação suíça.

“Como consequência pelo seu comportamento, ele foi imediatamente excluído dos Jogos e está banido de qualquer participação na Olímpiada no futuro”, afirmou.

Nesta segunda-feira, o jornal suíço Le Matin publicou imagens extraídas do twitter do jogador, que atua no Palermo. "Acabei com todos os coreanos, vão todos para o inferno. Ahahahhahahaah débeis mentais", postou o suíço. Depois da publicação do jornal suíço, a conta @morgastoss foi excluída do microblog.

Este foi o segundo caso de expulsão de um atleta olímpico dos Jogos por causa de comentários ofensivos no Twitter.

Na semana passada, a saltadora grega Paraskevi Papahristou se tornou um dos principais assuntos no mundo esportivo após proferir comentários considerados racistas contra imigrantes africanos em seu país. "Com tantos africanos na Grécia, os mosquitos do Nilo Ocidental terão muita comida caseira", escreveu Papahristou na rede social, mensagem que levou ao seu corte pelo comitê olímpico grego. 

Morganella jogou os 90 minutos das duas partidas da Suíça na Olimpíada. No jogo contra os sul-coreanos, ele recebeu um cartão amarelo. Os suíços fazem sua última partida pelo Grupo B contra o México, na quarta-feira.

*Atualizado às 15h09

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos