Rafaela Silva e Bruno Mendonça vencem na estreia e vão às oitavas no judô

Do UOL, em São Paulo

  • Johannes Eisele/AFP

    Brasileira Rafaela Silva (de branco) dominou a luta contra a alemã Miryam Roper

    Brasileira Rafaela Silva (de branco) dominou a luta contra a alemã Miryam Roper

A judoca Rafaela Silva começou bem na sua estreia na categoria até 57 kg nas Olimpíadas de Londres e derrotou a alemã Miryam Roper com dois yukos. Foi o quinto confronto entre elas, e a quinta vitória da brasileira. Na categoria até 73 kg masculino, Bruno Mendonça precisou de apenas 54 segundos para vencer o rival de Ruanda e também avançou às oitavas.

A luta de Rafaela Silva começou amarrada, e as duas lutadoras logo receberam uma advertência por falta de combatividade. Rafaela dominava as ações e, após mais uma punição para a alemã, conseguiu a vantagem de um yuko. Depois, quase imobilizou a rival no solo. A brasileira ainda conseguiu mais um golpe para yuko e venceu a luta com tranquilidade. 

A brasileira avançou para as oitavas de final, e quem vencer na próxima rodada estará assegurada pelo menos na repescagem. 

A adversária de Rafaela será a húngara Hedvig Karakas, que derrotou a espanhola Concepcion Bellorin com um ippon faltando 12 segundos para o fim. 

A favorita Telma Monteiro, que foi a porta-bandeira da delegação portuguesa e poderia enfrentar a brasileira na semifinal, perdeu logo na estreia e está eliminada da categoria.

Quarta do ranking em sua categoria, Rafaela já havia enfrentado e vencido a alemã na Copa do Mundo de Birmingham de 2009, GP de Dussedorf de 2011, Mundial de Paris de 2011 e Grand Slam de Tóquio em 2011. A brasileira venceu todas.

Descoberta no projeto social do medalhista olímpico Flavio Canto, a judoca da Cidade de Deus tem 20 anos e é a atleta mais jovem de toda a equipe brasileira de judô. Ela é campeã mundial sub-20 (2008), vice-campeã mundial sênior (2011) e medalha de prata no Pan de Guadalajara. 

Bruno Mendonça também vence

Campeão pan-americano na categoria até 73 kg, o judoca Bruno Mendonça também começou com vitória em Londres, derrotando o ruandês Fred Yannick Uwase, de apenas 18 anos, por estrangulamento aos 54 segundos de luta.

Bruno tem uma chave difícil rumo ao pódio. Logo em sua segunda luta nas oitavas de final, vai enfrentar o holandês Elmont, 3° do ranking mundial e vice-campeão mundial. Seguindo, poderá encontrar o francês Lebrand, 7° ranking.

O brasileiro de 27 anos, 12º do ranking, vem do título do evento preparatório em Londres, no ano passado. Bruno Mendonça é de Santos e treinou no mesmo lugar que formou Leandro Guilheiro: a academia de Rogério Sampaio.

Brasileiros em Londres - dia 3
Brasileiros em Londres - dia 3

UOL Cursos Online

Todos os cursos