Organização perde chaves de Wembley, e segurança faz "megabusca" em Londres

Do UOL, em São Paulo*

  • Adrian Dennis/AFP

    Visão geral do estádio de Wembley durante a partida entre Senegal e Uruguai

    Visão geral do estádio de Wembley durante a partida entre Senegal e Uruguai

A organização dos Jogos Olímpicos de Londres se deparou com um problema inusitado no início da competição: onde foram parar as chaves do estádio de Wembley? O curioso é que ninguém sabe explicar direito como aconteceu. Por isso, a segurança segue fazendo uma "megabusca" atrás dos objetos.

De acordo com o jornal "Daily Mail", não se tratam de chaves comuns. São aparelhos de laser, de alta tecnologia, semelhantes aos usados em prisões. Fontes ligadas ao evento informaram a publicação que o custo para a reposição é de 40 mil libras, cerca de R$ 127 mil.

A perda provocou uma discussão entre polícia, Comitê Organizador e a segurança privada do local, que debatem sobre quem é a culpa - e até desmentem a notícia. Ao mesmo tempo, todos os lados envolvidos estão em uma "megabusca" atrás dos objetos.

O staff do estádio de Wembley descobriu que as chaves haviam desaparecido na última terça-feira, e as autoridades foram alertadas imediatamente sobre o caso.

Um porta-voz admitiu que elas foram perdidas pelos policiais responsáveis por checar a segurança do local. Os oficiais repetiram várias vezes os trajetos feitos no estádio atrás das chaves, mas não as encontraram. No entanto, a mesma pessoa minimizou o caso, dizendo que se tratavam de "chaves internas, que foram trocadas recentemente e que não comprometem a segurança".

Já um representante da G4S, empresa privada contratada para reforçar a segurança em Londres, negou a informação. "Não temos registro de nada disso."

Os organizadores desembolsaram mais de R$ 1 bilhão em segurança para os Jogos, tendo deslocado cerca de 13 mil policiais em todo o Reino Unido para o evento. A Scotland Yard pode entrar no caso nos próximos dias. Enquanto isso, ninguém sabe "fechar" o estádio.

Tudo sob controle

Apesar do sumiço, as autoridades afirmam que não há preocupações com a segurança do local onde são realizadas partidas de futebol durante a Olimpíada de Londres. "Não há absolutamente nenhuma preocupação com relação ao estádio, uma vez que medidas foram tomadas imediatamente para assegurar as principais áreas do local", diz comunicado da Scotland Yard.

* atualizada às 10h43

UOL Cursos Online

Todos os cursos