Leandro Cunha e Érika Miranda perdem na estreia e são eliminados no judô

Do UOL, em São Paulo*

  • Antonin Thuiller/AFP

    Brasileiro Leandro Cunha, de branco, foi derrotado pelo polonês Pawel Zagrodnik

    Brasileiro Leandro Cunha, de branco, foi derrotado pelo polonês Pawel Zagrodnik

Após um dia perfeito no sábado, o judô brasileiro sofreu duas derrotas precoces neste domingo. Depois de Leandro Cunha perder para o polonês Pawel Zagrodnik, Érika Miranda sofreu uma finalização e perdeu logo na estreia para a coreana Kyung-Ok Kim, 23ª no ranking.

Érika, quarta do ranking mundial, perdia por um yuko e conseguiu empatar a luta contra a coreana graças a uma punição no último minuto. Mas, no golden score, ela sofreu um estrangulamento, bateu e perdeu por ippon, sendo eliminada da competição. 

A brasileira de 25 anos havia conquistado a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, e chegou a Londres como uma das favoritas de sua categoria até 52 kg. 

Brasileiros em Londres - 2º dia
Brasileiros em Londres - 2º dia

O brasileiro Leandro Cunha também não passou pelo seu primeiro teste na categoria até 66 kg do judô masculino em Londres. Logo na estreia, o paulista de 32 anos perdeu para o polonês Pawel Zagrodnik e foi eliminado da competição.

Cunha deixou o polonês tomar conta da luta e tomou um golpe faltando dois minutos para o fim. Os juízes, depois de apontarem waza-ari, marcaram um yuko para Zagrodnik, suficiente para assegurar a vitória. Menos incisivo que o adversário, o brasileiro não conseguiu se recuperar a tempo decepcionou logo em sua primeira participação olímpica.

Leandro Cunha, ou “Coxinha”, como é conhecido, já participou de outros Jogos como reserva, mas entrou no tatame olímpico pela primeira vez. Ele veio do ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e era tido como um dos favoritos da categoria.

Com a eliminação precoce, Coxinha e Érika foram os primeiros judocas brasileiros a ficarem sem medalha nos Jogos de Londres. No sábado, os dois representantes subiram ao pódio: Sarah Menezes foi ouro no feminino, e Felipe Kitadai conquistou o bronze. 

*Atualizada às 07h45

"SENTIRAM A PRESSÃO", DIZ COMENTARISTA NO 2º DIA DO JUDÔ

UOL Cursos Online

Todos os cursos