Bellucci cria dificuldade para nº 6 do mundo, mas leva virada e dá adeus à Olimpíada

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres

  • REUTERS/Stefan Wermuth

    Thomaz Bellucci faz devolução durante a partida contra Jo-Wilfried Tsonga, da França

    Thomaz Bellucci faz devolução durante a partida contra Jo-Wilfried Tsonga, da França

O brasileiro Thomaz Bellucci dificultou muito e fez boa partida, mas foi eliminado logo na primeira rodada das Olimpíadas de Londres perante o francês Jo-Wilfried Tsonga, ao cair por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (5-7), 6-4 e 6-4. Com a derrota neste domingo, o paulista se despede de Londres, já que também foi eliminado na chave de duplas, na qual atuou ao lado de André Sá. 

Tsonga, número seis do ranking de entradas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais, agora encara na próxima rodada o vencedor do jogo entre o canadense Milos Raonic e o japonês Tatsuma Ito.

Boa parte da torcida que encheu a quadra central para ver o jogo da russa Maria Sharapova foi embora na sequência, e a partida de Bellucci teve muitos lugares vazios. A maior parte da torcida era favorável ao francês, mas gritos de brasileiros eram ouvidos em bons momentos do tenista nacional.

O jogo

Logo no primeiro game do jogo, Tsonga já mostrou como seria a tônica de seu jogo com fortes saques e mantendo seu serviço facilmente. 

Solto e com boas paralelas, Bellucci respondeu com um bom fundo de quadra e mantinha seus serviços com um pouco mais de dificuldade, principalmente no terceiro e no quinto games. 

Brasileiros em Londres - 2º dia
Brasileiros em Londres - 2º dia

A partir do 3 a 3, o brasileiro passou a sacar muito bem e também fechar facilmente. No sétimo game, Tsonga até se arriscou a trocar algumas bolas com o brasileiro no fundo da quadra, protagonizando em determinado momento uma longa disputa de slices. Mas ainda assim fechou fácil.

A partir do oitavo game, Bellucci começou a sacar melhor e fechar também e fechar com facilidade. Assim, cada um manteve seu seu serviço sem nenhum susto até chegar o tie-brake.

Tsonga abriu 1 a 0 com um ace, mas Bellucci respondeu com um bom segundo saque para fazer o ponto e empatar em 1 a 1. O francês conseguiu um mini-break logo no terceiro ponto depois de Bellucci se arriscar na rede e se dar mal 2 a 1. Depois, Tsonga manteve seu primeiro saque e fez 3 a 1.

O brasileiro, mostrando concentração, enfim marcou seu primeiro ponto no serviço do adversário. Diminuiu para 3 a 2, confirmou seus pontos na sequência e virou. Com 6 a 5, Bellucci contou com um erro do rival e fechou a parcial. 

A facilidade do final do primeiro set em cada um manter seu serviço foi mantida nos dois primeiros do começo do segundo. Já no terceiro, o brasileiro foi pressionado, mas conseguiu fechar e fazer 2 a 1.

Mas Tsonga manteve o seu, sempre com o bom primeiro serviço, e conseguiu a primeira quebra de serviço do jogo no quinto game do segundo set. O serviço do brasileiro não entrou, e o francês forçou erros que foram importantes na definição do set, vencido por 6/4.

Bellucci fez seu primeiro serviço no terceiro set e chegou a ter 15/40 quando o francês sacou no segundo game, mas levou a virada. Assim, cada um manteve seu serviço até o sétimo game. Tsonga, com boas devoluções, quebrou e fez 4 a 3. Depois, manteve seu serviço e abriu 5 a 3. 

No no game, Tsonga chegou a abrir 0-40 e ter três chances de quebra para fechar o jogo. Mas o brasileiro se recuperou, salvou as chances e  conseguiu vencer o game. O número seis do mundo, porém, ganhou o jogo na sequência, matando o último ponto em uma subida à rede, em que teve que se jogar no chão para rebater e ganhar o jogo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos