menu

UOL Olimpíadas 2012

Thiago Pereira perde bateria, mas faz tempo melhor que Phelps e garante 1ª final

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Toby Melville

    Thiago Pereira avançou com bom tempo, em quarto entre todas as baterias da prova

    Thiago Pereira avançou com bom tempo, em quarto entre todas as baterias da prova

O brasileiro Thiago Pereira, conhecido por suas conquistas em Pan-Americanos, iniciou sua busca por uma inédita medalha olímpica com uma classificação tranquila para a final. Segundo colocado em sua bateria nos 400 m medley, ele foi quarto no geral, em evento marcado pela estreia do multicampeão Michael Phelps, que venceu sua disputa, mas sem um bom tempo.

Thiago, dono de 12 ouros em Pans, começou a prova dominando as ações e chegando a abrir meio corpo de vantagem após a sequência de nados borboleta e costas. No entanto, perdeu espaço para o japonês Hagino Kosuke a partir do nado peito.

O oriental abriu muita vantagem no nado livre, e Thiago Pereira apenas manteve a boa vantagem para os demais competidores, fechando em 4min12s39, contra 4min10s01 do rival, o melhor desta manhã.

"Gostei muito da prova e do tempo. Sai bem da piscina, tranquilo e vou ver com o técnico Albertinho o que podemos melhorar para de tarde, na final", afirmou Thiago Pereira, segundo o SporTV.

Em outra bateria, Michael Phelps teve uma disputa metro a metro com o húngaro Laszlo Cseh e se deu melhor por apenas sete centésimos. O astro norte-americano cravou 4min13s33, quase um segundo pior que o tempo de Thiago, e último colocado para a final, em oitavo. Grande vencedor de Pequim, com oito ouros, Phelps busca em Londres se tornar o maior medalhista da história.

Já Cseh, também um medalhista olímpico, acabou surpreendido pelo melhor tempo de outros nadadores e ficou fora da decisão.

Outro dos favoritos, o norte-americano Ryan Lochte dominou boa parte da quinta série, mas garantiu sua vaga na decisão com um segundo lugar, com 4min12s35.

A  final dos 400 m medley acontece ainda neste sábado e está marcada para as 15h30 (horário de Brasília).

Primeiro recorde olímpico e Daynara eliminada

O primeiro recorde olímpico caiu na piscina de Londres já nas primeiras eliminatórias deste sábado. A responsável foi a norte-americana Dana Volmmer, que cravou 56s25 nos 100 m borboleta. A antiga marca era de Inge de Bruijin, da Holanda, com 56s51 em Sydney-2000.

A brasileira Daynara de Paula foi apenas a 33ª, com 1min00s14, e não conseguiu a classificação da semifinal. A nadadora se disse frustrada. "O sentimento é de decepção comigo mesma, para falar a verdade. Estava querendo nadar em 58s e não acreditei quando olhei o placar."

CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS 400 M MEDLEY:

Mais comentários