Formiga recupera titularidade e chega a 100 jogos pela seleção: "estou surpresa"

Da AFP

Em Londres (Inglaterra)

  • REUTERS/Francois Lenoir

    Formiga (esq.) completou 100 jogos pela seleção brasileira diante da Nova Zelândia, neste sábado

    Formiga (esq.) completou 100 jogos pela seleção brasileira diante da Nova Zelândia, neste sábado

Formiga, única jogadora a disputar as cinco edições do torneio feminino desde a sua inclusão no programa olímpico em Atlanta-1996, chegou neste sábado a sua partida de número 100 com a seleção brasileira, na vitória de 1 a 0 sobre a Nova Zelândia, em Cardiff.

"Para ser honesta, estou surpresa com isto. Não sabia. Acho que não estava prestando atenção nos números", disse Formiga, de 34 anos, que estreou com a seleção feminina em 1995, ano em que disputou o primeiro de seus quatro Mundiais.

Neste sábado, o treinador Jorge Barcellos, que tinha deixado Formiga no banco na goleada da estreia contra Camarões (5-0), decidiu começar com ela na equipe titular contra as 'kiwis', que estrearam com derrota por 1 a 0 para as anfitriãs britânicas.

Em 1996, Formiga quase conquistou uma medalha, mas a seleção foi derrotada pela Noruega na disputa pelo bronze em Atlanta. Quatro anos depois, a mesma coisa aconteceu em Sydney, só que contra a Alemanha.

Já em Atenas-2004, o Brasil ficou com a prata, repetindo a dose em Pequim-2008, nas duas oportunidades com derrotas na final para os Estados Unidos.

"Se eu jogar outra partida nesta competição, nada vai mudar. Não me importa se são 100 ou 1.000 partidas, o que sempre peço a Deus é que me proteja e também faça isso com minhas companheiras em cada partida", afirmou a jogadora.

Na quarta-feira passada ela já tinha feito história ao se tornar a única mulher a disputar as cinco edições olímpicas.

"Queremos ganhar a medalha de ouro, mas além desse desejo óbvio, quero ver sempre o progresso do futebol do Brasil. Quero que nossas jogadoras tenham uma qualidade de vida melhor", explicou Formiga, cuja história de vida se confunde com a luta do futebol feminino para ser reconhecido no Brasil.

"Agora que estamos competindo nos Jogos Olímpicos e as pessoas no Brasil estão nos apoiando, temos que aproveitar este momento para melhorar as coisas para o futuro", acrescentou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos