Dilma lança campanha de turismo em Londres rodeada de ministros, mas sem cartolas

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (ING)

  • AP Photo/Alastair Grant

    Presidente Dilma também se encontrou com o primeiro-ministro britânico David Cameron

    Presidente Dilma também se encontrou com o primeiro-ministro britânico David Cameron

Dilma Rousseff participou do lançamento, nesta quarta-feira, da nova campanha institucional da Embratur, que convida turistas estrangeiros a conhecer o país com o slogan “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”. Estrela do evento, a mandatária esteve o tempo todo cercada de ministros, falou pouco e foi ouvida por uma plateia formada majoritariamente por homens de negócio. Os cartolas, esperados em um evento de ligação óbvia com as Olimpíadas, não compareceram.

O evento aconteceu no London Film Museum, espaço que fica ao lado da London Eye, a roda-gigante que é um dos cartões-postais da capital inglesa. Nele, a Embratur apresentou, além do slogan, o filme publicitário que estrelará a campanha. No palco estavam Dilma Rousseff, o presidente da Embratur, Flávio Dino, e os ministros do Turismo (Gastão Vieira), Educação (Aloizio Mercadante), Ciência e Tecnologia (Marco Antonio Raupp) e do Esporte (Aldo Rebelo), a secretária de comunicação Helena Chagas e Marco Maia, presidente da Câmara.

Na primeira fila ainda estava Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro. COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e o Comitê Organizador dos Jogos de 2016 não enviaram representantes. O primeiro respondeu à reportagem que o evento, de turismo, está fora de sua alçada. Já o Comitê explicou que seu estafe em Londres esteve concentrado na reunião anual do COI (Comitê Olímpico Internacional), que aconteceu nesta quarta, também em Londres.

A única representante do esporte foi Hortência, ex-jogadora de basquete e hoje dirigente da CBB (Confederação Brasileira de Basquete). Apresentadora do evento, ela só foi apresentada à plateia de estrangeiros segundos antes do pronunciamento de Dilma Rousseff, quando Flávio Dino e Gastão Vieira já tinham se apresentado.

Em sua fala, Dilma fez questão de corrigir seus antecessores no palco e exaltou as Olimpíadas. "Esse evento foi apresentado por uma das maiores jogadores de basquete de todos os tempos, que é a Hortência. Ao apresentar a Hortência eu queria mostrar que também saudamos as Olimpíadas de Londres, que será a melhor da história, como todas as últimas têm de ser. E digo, diante do governador Sérgio Cabral, que em 2016 vamos recebê-los muito bem", disse a presidente.

Mais cedo, ela cumpriu sua agenda e visitou o primeiro-ministro britânico David Cameron em sua residência oficial. No encontro, que foi fechado à imprensa, ela diz ter tomado lições com a Inglaterra. "Queremos aprender com a experiência positiva do Reino Unido", disse a presidente ao chegar ao encontro, segundo a agência EFE.

EM VÍDEO, GOVERNO CONVIDA TURISTAS PARA COPA E RIO-2016

UOL Cursos Online

Todos os cursos