FIVB divulga seleções, e Brasil disputa Olimpíada com Natália e sem Brait e Sassá

Do UOL, em São Paulo*

  • Alexandre Arruda/CBV

    Mesmo sem jogar há quase um ano, Natália teve o respaldo de Zé Roberto e foi inscrita na Olimpíada

    Mesmo sem jogar há quase um ano, Natália teve o respaldo de Zé Roberto e foi inscrita na Olimpíada

Apesar de as comissões técnicas comandadas por José Roberto Guimarães e Bernardinho ainda não anunciarem os últimos cortes das seleções brasileiras de vôlei, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei) divulgou nesta terça-feira a lista fechada de 12 nomes de cada um dos times que disputarão os Jogos Olímpicos de Londres.

SOKOLOVA, ARTAMONOVA E WANG SÃO INSCRITAS

  • AFP

    Com o anúncio das seleções pela FIVB, não foram só as dúvidas na seleção brasileira que acabaram. Outros nomes que ainda eram incertos na Olimpíada também foram confirmados.

  • É o caso das atacantes Sokolova (Rússia) e Wang (China), estrelas de suas equipes que não disputaram o Pré-Olímpico Mundial e o Grand Prix, respectivamente, mas estão inscritas em Londres.

  • Outro nome confirmado foi o da veterana russa Artamonova, que, aos 36 anos, disputará sua sexta Olimpíada.

  • Entre os homens, conforme as federações nacionais já haviam divulgado, as principais ausências são a do sérvio Miljkovic, que havia anunciado aposentadoria da seleção há alguns meses, e a do búlgaro Kaziskiy, que foi cortado mesmo sendo o capitão do time há anos.

Conforme já era especulado, o time feminino terá a ponteira Natália e não contará com a também atacante de ponta Sassá e com a líbero Camila Brait. As três continuam treinando com o grupo em Saquarema, e Zé Roberto já havia avisado que levaria uma jogadora a mais a Londres para o caso de Natália não ter condições de jogo. Conforme o UOL Esporte publicou na semana passada, Brait seria esta 'reserva'.

Natalia não entra oficialmente em quadra há quase um ano em razão de duas cirurgias na canela, mas apesar de o retorno aos treinamentos coletivos ter ocorrido há apenas duas semanas, o treinador não abre mão da jovem atleta. Em contrapartida, nos últimos dias Zé Roberto cortou Mari, outra jogadora que, como Natália, atua tanto na entrada quanto na saída de rede.

Segundo a lista da FIVB, a seleção brasileira feminina em Londres terá as levantadoras Dani Lins e Fernandinha, as centrais Fabiana, Thaísa e Adenizia, as opostas Sheilla e Tandara, as ponteiras Paula Pequeno, Fernanda Garay, Jaqueline e Natália e a líbero Fabi.

O time masculino também não tem surpresas, embora Bernardinho ainda tenha 15 jogadores a sua disposição em Saquarema. Do grupo atual, os últimos cortados, segundo confirmado pela lista da FIVB, serão Theo, Mário Junior e Lucarelli. O time terá Bruninho e Ricardinho (levantadores), Leandro Vissotto e Wallace (opostos), Dante, Murilo, Giba e Thiago Alves (ponteiros), Sidão, Lucão e Rodrigão (centrais) e Escadinha (líbero).

Apesar de as listas estarem fechadas, os treinadores têm até a véspera da estreia nos Jogos, no congresso técnico de cada modalidade, para fazerem alterações no caso de cortes por lesão.

*Atualizada às 8h33

UOL Cursos Online

Todos os cursos