menu

UOL Olimpíadas 2012

Leandro Damião desbanca Pato, mas luta contra crise dos camisas 9 na era Mano

Carlos Padeiro
Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Mowa Sports

    Damião será o camisa 9 da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres

    Damião será o camisa 9 da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres

A camisa 9 do Brasil, que recentemente foi de Ronaldo, o maior artilheiro na história das Copas do Mundo, está carente. Desde que assumiu o comando da seleção, em agosto de 2010, Mano Menezes já testou sete atletas na função de centroavante, porém ainda não se convenceu sobre qual é a melhor opção.

Alexandre Pato e Leandro Damião foram os que mais receberam oportunidades com a 9. O atacante do Milan foi titular nove vezes e anotou seis gols (um deles como reserva, entrando no segundo tempo). Já o atleta do Inter foi escalado oito vezes e balançou a rede uma única vez.

Apesar de Pato levar vantagem nos números, Damião acabou eleito por Mano para vestir a camisa 9 na Olímpiada de Londres - a estreia do Brasil acontece no dia 26, contra o Egito. 

Sem balançar as redes pela seleção desde setembro de 2011, quando marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre Gana, Damião afirma que não se sente pressionado.

“Atacante vive de gols, como sempre falei, e sempre ajudo o Inter a fazer gols, mas não é um peso. Sinto-me preparado para esse momento, e com certeza os gols vão sair na hora certa, em amistoso ou de preferência na Olimpíada”, comentou o atleta de 22 anos.

“Gol ajuda sempre, mas não adianta querer fazer gol a todo momento. Às vezes, dando um passe para o seu colega ajuda muito mais e o time sai vencendo”, completou.

Já Pato aguardará no banco de reservas. Mais rodado, o centroavante do Milan começou com tudo na era Mano Menezes, quando anotou três gols nas três primeiras partidas, em 2010. Entretanto, a sequência de lesões e o rendimento abaixo do esperado na Copa América o afastaram da equipe titular.

“Cheguei na seleção com 18 anos, hoje tenho 22. Foram quatro anos, sou muito novo e tenho muito o que dar ainda para a seleção. As lesões me prejudicaram bastante, mas é passado, estou pensando muito na seleção”, comentou o astro do Milan.

Outros atacantes que foram testados na função de centroavante foram Fred, Jonas (anotaram dois gols cada) e Borges. Robinho e Hulk também foram improvisados no setor, quando Mano preferiu não escalar um homem de área.

Leandro Damião
Leandro Damião
Mais comentários