Colega critica dedicação de Michael Phelps aos treinos e credita seu sucesso à aptidão física
Do UOL, em São Paulo
-
AP Photo/Mark Humphrey
Clary treinou cerca de três anos com Phelps e revelou descaso do nadador nos treinos
Tyler Clary, representante dos Estados Unidos nas provas dos 200 m costas e borboleta, treinou durante cerca de três anos ao lado de Michael Phelps, mas ao contrário do que se pode esperar, o nadador não tem o medalhista olímpico como um exemplo. Pelo contrário. Sem esconder a frustração, Clary descreve o colega como pouco dedicado e beneficiado por sua aptidão física.
“Eu vi um verdadeiro descaso com os treinamentos da parte dele. Ele parecia um nadador que não queria estar na piscina”, descreveu o norte-americano, que em Londres-2012 disputará pela primeira vez os Jogos Olímpicos.
“Ele pode falar sobre seus objetivos, suas metas e a preparação que teve, mas eu estava lá. Eu vi. Eu sei. Foi diferente”, revela Clary sobre os treinamentos do nadador que conquistou oito medalhas de ouro em Pequim-2008. “Eu vi um atleta que basicamente se portava como alguém que queria ser derrotado o tempo todo”.
Nas seletivas norte-americanas, Clary e Phelps se encontraram na disputa da final dos 200m borboleta e, apesar de todo o esforço na piscina, a lenda olímpica se saiu melhor, com a primeira posição, deixando o seu crítico com o segundo lugar.
Em entrevista ao jornal The Press Enterprise, Clary argumenta que Phelps leva vantagem por sua aptidão física e atlética em relação aos demais competidores. “O fato que ele não precisa treinar tão duro quanto os outros para alcançar os objetivos é uma pena”, admite o nadador, transparecendo um pouco de inveja. “Acho que ele teria feito coisas ainda mais incríveis se tivesse treinado tão duro quanto eu treinei”.







