Phelps desiste de nadar os 100 m livre em Londres e sai do caminho de Cielo
Do UOL, em São Paulo
Em Omaha (EUA)
-
AFP PHOTO / ROBYN BECK
Phelps desistiu de participar dos 100 m livre, no que seria o único duelo entre ele e Cielo em Londres
Um possível duelo entre o brasileiro Cesar Cielo e o norte-americano Michael Phelps nas piscinas do centro aquático de Londres não vai mais acontecer. Nesta quinta-feira, o multicampeão olímpico desistiu de participar das eliminatórias dos 100 m livre na seletiva nacional e acabou saindo do caminho do brasileiro na única prova individual que poderia colocá-los lado a lado nos Jogos Olímpicos 2012.
Apesar de não disputar os 100 m livre, Phelps se colocou à disposição para nadar o revezamento 4 x 100 m livre, tal como fez em Pequim-2008. Existe a possibilidade de, em Londres, ele nadar apenas a eliminatória do revezamento e ficar fora do quarteto final. Ainda assim, ele conquistaria uma medalha caso a equipe terminasse entre as três melhores.
Além do revezamento, Phelps pretende em Londres disputar pelo menos outras oito provas: 100 e 200 m borboleta, 200 m livre, 200 e 400 m medley, 200 m costas e revezamentos 4 x 200 m livre e 4 x 100 m medley. Na seletiva americana, o nadador ainda está inscrito nas eliminatórias dos 200 m costas, mas especula-se que ele desistirá da prova.
Sem Phelps pelo caminho, Ryan Lochte, seu maior rival dentro e fora dos Estados Unidos, disputou a seletiva dos 100 m livre em Nebraska e se classificou para a semifinal com o quarto melhor tempo, 49s33, atrás apenas de Scot Robertson (49s08), Adrian Nathan (49s17) e Matt Grevers (49s24).






