Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa vão mal em Roma, mas Brasil terá 2 vagas olímpicas

Do UOL, em São Paulo

  • FIVB/Divulgação

    Talita (e) sobre no bloqueio em lance de jogo contra dupla italiana no Grand Slam de Roma

    Talita (e) sobre no bloqueio em lance de jogo contra dupla italiana no Grand Slam de Roma

As brasileiras Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa não tiveram bons resultados e foram eliminadas precocemente nesta sexta-feira no Grand Slam de Roma do Circuito Mundial de vôlei de praia. As duas duplas pararam nas oitavas de final e tiveram de se contentar com o nono lugar, pior resultado do país neste ano. Ainda assim, como vinham com altas pontuações no ranking olímpico, asseguraram duas vagas para os Jogos de Londres-2012.

O Grand Slam de Roma não só conta pontos para o Circuito Mundial como é o último torneio da corrida olímpica. As 16 duplas mais bem classificadas no ranking que começou no ano passado garantem vagas para seus países em Londres. Essa é exatamente a situação de Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa, que ocupam atualmente a primeira e a quarta colocação, respectivamente, e não podem mais sair da lista final. O ranking oficial será divulgado no domingo, ao final da etapa romana.

Ainda assim, a nomeação das duas duplas para a Olimpíada ficará a cargo da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). Taiana e Vivian formam o terceiro e último time pré-classificado pela entidade no início de 2012, mas os bons resultados de Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa devem prevalecer na decisão final da CBV. A Confederação deverá anunciar sua escolha nos próximos dias.

Nesta sexta-feira, Juliana e Larissa caíram nas oitavas de final em Roma diante das alemãs Goller e Ludwig por 2 sets a 1 (21-16, 18-21 e 15-11), e Talita e Maria Elisa foram eliminadas em sets diretos pelas italianas Cicolari e Menegatti (21-18 e 21-15). Uma fase antes, Taiana e Viviam já haviam sido despachadas pelas russas Vasina e Vozakova (22-20 e 21-17).

Principais rivais das duplas brasileiras na briga por medalhas em Londres, as norte-americanas May e Walsh e as chinesas Xue e Zhang Xi continuam na briga na capital italiana.

Embora a corrida olímpica se encerre neste fim de semana em Roma, o Circuito Mundial ainda terá três etapas antes dos Jogos de Londres: em Gstaad (SUI), em Berlim (ALE) e em Klagenfurt-AUT.

UOL Cursos Online

Todos os cursos