CBT inscreve Bellucci e aguarda definição sobre vaga por convite na Olimpíada

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Lionel Cironneau

    Brasileiro Thomaz Bellucci depende de convite para porder disputar a Olimpíada 2012

    Brasileiro Thomaz Bellucci depende de convite para porder disputar a Olimpíada 2012

A Confederação Brasileira de Tênis inscreveu Thomaz Bellucci nesta segunda-feira para a disputa da chave de simples da Olimpíada, à espera de um eventual convite da Federação Internacional. O melhor jogador do país no ranking mundial não conseguiu assegurar a vaga através de sua colocação na relação da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

Com base nos rankings mundiais de tênis divulgados nesta segunda-feira pela ATP e a WTA (relação feminina), a Federação Internacional de Tênis vai confirmar no dia 28 de junho a lista final dos tenistas que disputarão os Jogos Olímpicos de Londres.

BRASIL NA CHAVE DE SIMPLES

Seul-1988 --- Luiz Mattar
Barcelona-1992 --- Luiz Mattar e Jaime Oncins
Atlanta-1996 --- Fernando Meligeni
Sydney-2000 --- Gustavo Kuerten
Atenas-2004 --- Gustavo Kuerten e Flavio Saretta
Pequim-2008 --- Marcos Daniel e Thomaz Bellucci
*Antes o tênis esteve presente na programação olímpica de 1896 a 1924. Cidade do México1968 e Los Angeles-1984 foi esporte de exibição

A CBT enviou nesta segunda os pedidos de inscrição, conforme o regulamento do evento, para os tenistas Thomaz Bellucci (76º do ranking)  para simples e duplas, Marcelo Melo (27º do ranking de duplas), Bruno Soares (29º do ranking de duplas) e André Sá (45º do ranking de duplas).

Nem mesmo o limite de apenas quatro tenistas por país permitiu que Bellucci ficasse entre os 56 classificados para a Olimpíada. Mesmo tirando seis franceses, cinco espanhóis, um argentino e um norte-americano da lista, o brasileiro sobe apenas para o 63º lugar, fora da zona de classificação para os Jogos.

Até o dia 14 de junho a ITF vai informar aos comitês olímpicos nacionais, às federações nacionais e ao Comitê Olímpico Internacional os tenistas que estão elegíveis para a participação nos Jogos de Londres diretamente pelos rankings de simples, além de enviar os formulários para os pedidos de vagas por convite

No dia 21 de junho serão definidas as vagas definidas pertencentes à ITF para as chaves de simples e duplas, tanto no masculino quanto no feminino. A lista final com os tenistas de inscritos será confirmada apenas no dia 28 deste mês.

Desde que o tênis voltou ao programa olímpico, nos Jogos de Seul em 1988, o Brasil sempre contou com representantes na disputa masculina de simples. O melhor desempenho aconteceu em Atlanta, quando Fernando Meligeni ficou a uma vitória da medalha – perdeu a semifinal para o espanhol Sergi Bruguera e, em seguida, a disputa do bronze contra o indiano Leander Paes.

UOL Cursos Online

Todos os cursos