COI vê prazos apertados para Rio-2016 e pede prioridade em obras de parques olímpicos

Vinicius Konchinski*

DO UOL, no Rio de Janeiro

  • Felipe Dana/AP

    Presidente de Comissão do COI, Nawal El Moutawakel visita obras no Rio de Janeiro durante visita

    Presidente de Comissão do COI, Nawal El Moutawakel visita obras no Rio de Janeiro durante visita

O Comitê Olímpico Internacional (COI) encerrou nesta quarta-feira uma vistoria ao Rio de Janeiro e fez cobranças com relação à preparação da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com a presidente da comissão de coordenação do órgão, Nawal El Moutawakel, os prazos para entrega das obras para a Rio-2016 “estão apertados”. Por isso, a organização precisa acelerar o trabalho, principalmente, nos parques olímpicos cariocas.

“Os prazos de entrega das obras estão muito apertados e há muito o que fazer”, afirmou El Moutawakel, em entrevista coletiva que encerrou a visita do COI ao Rio. “Ainda há muito para fazer no Parque Olímpico e na zona de Deodoro.”

Os dois locais citados pela representante do COI abrigarão as principais estruturas olímpicas do Rio de Janeiro daqui a quatro anos, quando a cidade sediará a Olimpíada. Será lá que ficarão as arenas, ginásios e pistas dos jogos. Entretanto, nenhuma das obras previstas para os locais começou. 

OBRA CONTESTADA

  • A construção do Parque Olímpico para a Rio-2016 já foi contestada na Justiça. Em janeiro, uma liminar impediu a licitação da obra, considerada a mais importante para a Olimpíada.

De acordo com o diretor-geral do Comitê Organizador da Olimpíada de 2016, Leonardo Gryner, os projetos para os locais estão em andamento. A obra do Parque Olímpico deve começar no segundo semestre deste ano e a de Deodoro, no começo do ano que vem.

Apesar disso, o diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, disse que é necessário priorizar os esforços da preparação do Rio nas duas áreas para garantir que tudo esteja pronto a tempo. “Todos os projetos para a Olimpíada são importantes, mas, se temos que priorizar algum, vamos focar nos parques olímpicos e no porto da cidade.”

Felli também participou da coletiva que encerrou a visita do COI. Desde segunda-feira, membros do órgão estiveram no Rio para conhecer instalações que serão usadas na Olimpíada e fazer um balanço da preparação da cidade. 

Compuseram a comitiva, El Moutawakel, Felli e outros ex-atletas e dirigentes. Eles foram acompanhados por representante do governo nacional e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A última visita dessa comitiva ao Rio havia ocorrido em junho de 2011. Desde então, segundo El Moutawakel, muita coisa avançou, principalmente, na fixação de responsabilidades na organização dos jogos. A representante do COI disse que atualmente todos os órgãos envolvidos na Rio-2016 já sabem quais são suas tarefas. Isso vai ajudar muito na preparação da cidade.

Ainda segundo El Moutawakel, todos os 264 projetos necessários para a Olimpíada foram definidos. Ainda neste ano, a lista deve ser divulgada publicamente, assim como o orçamento.

Com as responsabilidades definidas e projetos claros para as obras necessárias, o presidente do Comitê Organizador da Rio-2016, Carlos Nuzman, disse que está seguro que tudo estará pronto dentro do prazo. "Temos quatro anos para os jogos. As coisas não precisam estar prontas amanhã", afirmou ele, minimizando as cobranças do COI.

Nuzman ainda falou sobre as disputas judiciais que envolvem as obras da Rio-2016. A construção do Parque Olímpico é questionada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Já a obra do campo de golfe está programada para um terreno cuja a propriedade é tema de uma ação que tramita no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

O presidente do comitê Rio-2016 disse que já há um acordo com a CBA para a obra do Parque Olímpico. Já sobre a propriedade do terreno do campo de golfe, ele disse que não vê problemas pois o acordo para a construção do campo foi feito com que os proprietários assinalados no registro do imóvel feito em cartório.

*Atualizada às 17h30

UOL Cursos Online

Todos os cursos