Bolt vence prova na R. Tcheca, mas decepciona e faz 100 m acima dos 10 segundos

Do UOL, em São Paulo

Usain Bolt prometeu completar 100 m em 9s7 nesta sexta, em sua segunda prova no ano. O jamaicano, favorito ao ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, venceu o GP de Ostrava, na República Tcheca, mas ficou longe da marca que impôs a si mesmo, cravando “apenas” 10s04.

“Francamente, não sei o que aconteceu. Na verdade, foi um dia ruim no que se refere à saída. Vou falar sobre isso com meu treinador e certamente ele vai saber o que fazer. Acho que não tinha corrido tão mal desde o Canadá, em 2009. Estou tão surpreso quanto vocês”, disse Bolt aos jornalistas após a prova.

Mais do que o resultado em si, a decepção se deve à promessa de sucesso de Bolt, que tem esbanjado confiança em entrevistas recentes. Ele projeta chegar a 9s5, pouco menos que seu atual recorde mundial na prova, de 9s58, estabelecido no Mundial de 2009.

Em sua estreia neste ano, ele mostrou que podia chegar lá. De cara, fez a distância em 9s82 e estabeleceu a melhor marca do ano. Na ocasião, no entanto, ele tinha um vento de 1,8 m/s a favor, enquanto nesta sexta teve 0,9 m/s contra si, o que certamente influenciou no resultado.

A última vez em que ele correu os 100 m acima dos 10s foi no ano passado, na eliminatória do Mundial de Daegu, na Coreia do Sul. Na ocasião, ele correu em 10s05 com 1 m/s de vento contra.

Além de Bolt, a prova na República Tcheca também contou com o britânico Dwain Chambers, que sonha em competir nas Olimpíadas em casa anos após sua carreira ter sido manchada pelo uso de doping. O inglês fez 10s28 e foi o quinto colocado, abaixo do índice olímpico estabelecido pelo seu país. 

Usain Bolt
Usain Bolt

UOL Cursos Online

Todos os cursos