Caso Xuxa e aprovação de lei sobre pedofilia provocam crise em Joanna Maranhão

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo*

  • Satiro Sodré/AGIF

    Joanna Maranhão está classificada para prova dos 400 m medley nos Jogos de Londres

    Joanna Maranhão está classificada para prova dos 400 m medley nos Jogos de Londres

Classificada para a Olimpíada de Londres, a nadadora Joanna Maranhão viveu horas intensas desde a última sexta-feira, quando uma lei que leva o seu nome foi aprovada, alterando o tratamento da Justiça a crimes sexuais contra menores de idade. Combinada com a explosiva entrevista da apresentadora Xuxa Meneghel ao Fantástico no domingo, com revelações sobre o mesmo tema, a notícia acabou impactando sobre a atleta do Flamengo.

Em fevereiro de 2008 Joanna Maranhão reuniu coragem para revelar em uma entrevista que havia sido abusada por um ex-treinador. A declaração acabou marcando uma retomada em sua carreira, com bons momentos nos últimos anos.

  • Reprodução

    Xuxa relata histórias de abuso sexual na infância e desejo de ajudar crianças em entrevista na TV

De acordo com o Flamengo, Joanna Maranhão passou por uma crise nervosa na última terça-feira em razão da lei e da repercussão do caso Xuxa, com o assédio que ambos os casos suscitaram em torno de seu nome. Assim, por recomendação médica, a atleta passará a evitar depoimentos públicos, informa o clube carioca.

A divisão de esportes olímpicos do clube do Rio de Janeiro diz que a atleta pernambucana trabalha com o foco nos Jogos de Londres, em que está classificada em três provas, e que evitará distrações a respeito da associação de seu nome à lei.

Nesta quarta-feira, em carta aberta divulgada em seu blog pessoal, a atleta se manifestou para explicar o momento de estresse vivido nos últimos dias: "As declarações da imprensa de que tive uma crise nervosa não são totalmente verdadeiras, eu tive uma síncope vaso vagal que simplificando é um desmaio causado por stress. Nada que uma respiração profunda, oração e o carinho da minha mãe e dos amigos não resolva".

Na última sexta-feira, a lei federal que leva o nome da nadadora foi aprovada em Brasília, trazendo como novidades a alteração nas regras sobre a prescrição do crime de pedofilia e estupro praticados contra crianças e adolescentes.

A partir da Lei 12.650, a contagem de tempo para prescrição dos crimes sexuais contra menores de idade começa na data em que a vítima completar 18 anos, caso o Ministério Público não tenha aberto ação penal contra o agressor anteriormente [até então a prescrição era calculada a partir da acusação].

Domingo passado Xuxa relatou em entrevista que sofreu abusos sexuais de diferentes agressores até os 13 anos. As revelações da famosa apresentadora da Globo causaram repercussões em todo país e não passaram incólumes pela rotina de Joanna Maranhão.  

A nadadora recebeu inúmeros telefonemas, de imprensa e amigos. Apesar do recolhimento público, a pernambucana usou sua conta no Twitter nos últimos dias para se manifestar a respeito do caso e sobre o assédio que ele gerou em sua vida.

"Infelizes essas pessoas que acham graça do depoimento da Xuxa ontem; não fazem do quão doloroso é por tudo aquilo pra fora", escreveu a atleta.

"Ontem o dia foi de stress e eu pensei em ligar e pedir pra mainha vir ficar comigo, telefone não parava de tocar depois da entrevista de Xuxa", acrescentou.

SENADOR QUER JOANNA E XUXA PARA ASSINATURA DE LEI

Em nota divulgada na última segunda-feira em seu website pessoal, o senador Magno Malta (PR-ES) manifestou o desejo de contar com Joanna Maranhão e Xuxa para o ato de assinatura da sanção da nova lei aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional, de autoria da CPI da Pedofilia, presidida pelo próprio político.

Magno Malta afirmou que pretende solicitar à presidente Dilma Rousseff um convite formal, tanto para a nadadora olímpica do Brasil como para a apresentadora da TV Globo.

Joanna Maranhão está classificada para a disputa dos 200 m e 400 m medley, além dos 200 m borboleta. Em sua terceira Olimpíada, a nadadora de 25 anos irá a Londres em seu melhor momento técnico. Suas maiores chances residem nos 400 m medley, prova em que foi finalista nos Jogos de Atenas em 2004.

*nota atualizada às 15h34

JOANNA MARANHÃO E MAIS 219 BRASILEIROS JÁ ESTÃO CLASSIFICADOS PARA LONDRES-2012; VEJA TODOS
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos