Mano admite má fase de Ronaldinho e tira astro de briga por vaga na Olimpíada

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Antonio Scorza/AFP

    Mano Menezes conversa com Ronaldinho na véspera de partida com a Argentina, em Belém

    Mano Menezes conversa com Ronaldinho na véspera de partida com a Argentina, em Belém

Presente em uma pré-lista de 52 nomes para a Olimpíada, divulgada em março passado, Ronaldinho Gaúcho ficou de fora da convocação da seleção brasileira nesta sexta-feira, para uma série de amistosos preparatórios para os Jogos de Londres. O técnico Mano Menezes não incluiu o flamenguista entre os atletas com idade acima de 23 anos e praticamente oficializou o astro fora da briga pelas três vagas de exceção no torneio.

ESCALE A SELEÇÃO

Na entrevista coletiva no Rio de Janeiro em que justificou a montagem de sua relação, Mano Menezes admitiu o mau momento do meia do Flamengo, mas fez questão de mostrar respeito ao pentacampeão do mundo. No entanto, manifestou que o momento é de priorizar os jovens e que reavaliou o aproveitamento do ex-melhor do mundo em seu projeto olímpico.

"No Brasil tem-se a mania de pegar um jogador, como o Ronaldinho, falar que é o problema do futebol brasileiro, ou a solução dele. Tenho muito respeito com ele, se trata de um pentacampeão do mundo. Não vou incorrer nesse erro. Se o sujeito não está bem a gente chuta ele. Não há necessidade de fazer isso com um grande jogador que nós temos", declarou o treinador.

"É uma declaração respeitosa. Você tem um projeto, mas não significa que você não possa reconsiderar ele, avaliar. Se algo aponta que as coisas não estão indo tão bem, você reavalia a situação. Mas o Ronaldinho está numa classe de jogadores que pode se recuperar e nos surpreender", acrescentou.

Com prioridade declarada para jogadores sub-23, que podem estar com a seleção nos Jogos Olímpicos, Mano Menezes anunciou a lista para a série de amistosos contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina.

Dos 23 jogadores convocados nesta sexta-feira, apenas seis não têm idade olímpica e, teoricamente, estão no páreo pelas três vagas de exceção na lista para os Jogos de Londres. São eles: Daniel Alves, David Luiz, Hulk, Jefferson, Marcelo e Thiago Silva. Mano Menezes admitiu que os escolhidos devem sair do grupo anunciado nesta sexta.

"É correto afirmar que esses 23 nomes formam a base para o time dos Jogos Olímpicos. Dificilmente vamos fugir disso. Depois de algumas avaliações nos últimos meses, entendemos que estes são os nomes", afirmou Mano.

NETO CRITICA A CONVOCAÇÃO

"Desse jeito o Mano quer cair, não?". Leia mais

Outra grande novidade foi a inclusão do atacante Alexandre Pato, que nesta temporada enfrentou uma série de lesões e mal conseguiu entrar em campo pelo Milan.

O técnico da seleção anunciou a relação de convocados nesta sexta-feira em uma bancada também composta pelo presidente da CBF José Maria Marin.

O Brasil encara a Dinamarca no dia 26 de maio, em Hamburgo, na Alemanha; os Estados Unidos, no dia 30 de maio, em Washington; o México, no dia 3 de junho, em Dallas; e a Argentina, no dia 9 de junho, em New Jersey.

VEJA A LISTA DE CONVOCADOS

GOLEIROS
Jefferson (Botafogo)
Rafael (Santos)
Neto (Fiorentina-ITA)
LATERAIS
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Danilo (Porto-POR)
Alex Sandro (Porto-POR)
ZAGUEIROS
Thiago Silva (Milan-ITA)
David Luiz (Chelsea-ING)
Bruno Uvini (Tottenham-ING)
Juan (Inter de Milão-ITA)
 
VOLANTES
Rômulo (Vasco)
Casemiro (São Paulo)
Sandro (Tottenham-ING)
MEIAS
Ganso (Santos)
Oscar (Internacional)
Lucas (São Paulo)
Giuliano (Dnipro-UCR)
ATACANTES
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)
Wellington Nem (Fluminense)
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Hulk (Porto-POR)

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos