Fim de semana rende seis vagas para o Brasil na Olimpíada; relembre como foi

Do UOL, em São Paulo

O fim de semana recheou a delegação olímpica do Brasil que vai a Londres. Nos últimos três dias, nada menos que seis atletas garantiram passaporte para os Jogos Olímpicos em três esportes diferentes, o que faz com que o país chegue a 171 atletas classificados até o momento.

A primeira boa notícia veio do nado sincronizado. O evento-teste da modalidade que aconteceu em Londres só terminou de fato no domingo, mas já na sexta-feira o dueto brasileiro sabia que estava garantido na Olimpíada. Lara Teixeira e Nayara Figueira ficaram com o nono lugar e vão aos Jogos pela segunda vez na carreira – a primeira havia sido em Pequim, há quatro anos.

No sábado, foi a vez da esgrima. No Pré-Olímpico disputado no Chile, Athos Schwantes surpreendeu, foi à final da espada e ganhou uma das duas vagas em disputa. O atleta de 27 anos, que ganhou notoriedade por ter perfurado seu irmão acidentalmente em um treino em 2007, vai à sua primeira Olimpíada.

Um dia depois, o mesmo esporte comemoraria outra vez. Guilherme Toldo, 19 anos e uma das promessas do país, fez sua parte. No florete, venceu o colombiano Roa Clairet, triunfou no Pré-Olímpico e se garantiu em Londres.

Com isso, a esgrima emplaca ao todo três atletas na Olimpíada, já que Renzo Agresta, do sabre, já tinha vaga assegurada pela sua posição no ranking mundial.

E por pouco o desempenho não foi ainda melhor. Karina Lakerbai, no sabre, e Thais Rochel, no florete, ficaram a uma vitória do objetivo, mas perderam as disputas decisivas.

O atletismo também comemorou mais uma conquista. Em Long Beach, nos EUA, Ronald Julião garantiu sua vaga em Londres no lançamento de disco com a marca de 63,01 m, apenas um centímetro a mais que o índice olímpico estipulado, com direito a Joaquim Cruz (campeão olímpico dos 800 m em Los Angeles-1984) na torcida. 

A última vaga do fim de semana olímpico veio no tiro com arco. Bernardo Oliveira foi vice-campeão do Pré-Olímpico da modalidade, disputado na Colômbia, e conquistou a vaga, que pertence à CBTArco (Confederação Brasileira de Tiro com Arco) e ainda vai decidir se o próprio Bernardo representará o país em Londres. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos