Com equipe renovada, meninas do polo aquático buscam rodagem internacional em Pré-Olímpico

Lucas Tieppo

DO UOL, em São Paulo

  • Divulgação/CBDA

    Seleção brasileira de polo aquático lutará por uma vaga no Pré-Olímpico na Itália

    Seleção brasileira de polo aquático lutará por uma vaga no Pré-Olímpico na Itália

A seleção brasileira feminina de polo aquático inicia neste domingo, contra a Holanda, a disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em Trieste, na Itália. Sabedora das dificuldades em voltar da Europa classificada, a equipe, reformulada após a disputa do Pan de 2011, quer ganhar rodagem internacional contra equipes fortes para chegar em condições de desempenhar um bom papel na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

CONFIRA OS JOGOS DA SELEÇÃO NO PRÉ-OLÍMPICO*

15/4 - 13h50 Brasil x Holanda
16/4 - 13h50 Grécia x Brasil
18/4 - 12h20 Brasil x Canadá
19/4 - 12h20 Cazaquistão x Brasil
  • *Horários de Brasília

A equipe feminina do Brasil nunca se classificou para disputar uma Olimpíada no esporte, que estará no cronograma pela quarta vez seguida em Londres. No Pan de Guadalajara, a seleção ficou com a terceira colocação.

“Estamos com uma equipe nova, renovada depois do Pan, nos preparando para 2016. Nunca descartamos a possibilidade de brigar por uma das vagas em Londres, mas analisando de forma realista, é difícil”, disse Ricardo Cabral, diretor esportivo de polo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

Um exemplo dos planos da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos é a jovem Izabela Chiappini, de apenas 16 anos. A garota, que já fez parte da equipe no Sul-americano da modalidade, disputado em Bélem, jogará em Trieste.

TIME MASCULINO FRACASSOU NO PRÉ-OLÍMPICO NO CANADÁ

A seleção brasileira masculina de polo aquático chegou às quartas de final do Pré-Olímpico de Edmonton, no Canadá, mas acabou derrotada pela Romênia e ficou sem a vaga para os Jogos de Londres. A equipe se classificou em terceiro na chave, atrás de Espanha e Canadá, mas não teve chance contra os romenos e perdeu por 19 a 8.

“Temos muitas meninas novas, com 18, 19, anos, que em 2016 estarão mais experientes para representar a equipe. No primeiro dia após o torneio, a página será virada e vamos nos programar para ter condições de competir no Rio”, disse Ricardo.

O Pré-Olímpico terá nove equipes na briga pelas quatro vagas em Londres. A seleção brasileira, comandada por Roberto Chiappini, está no Grupo B, ao lado de Grécia, Canadá, Cazaquistão e Holanda. Apenas quatro avançam às quartas de final.

Na chave A, são apenas quatro times (Itália, Rússia, Hungria e Espanha), que só definirão as posições para o mata-mata. 

Apesar do cenário pouco otimista para a competição na Itália, Ricardo Cabral comemora o aumento nos recursos para a modalidade, mas ressalta que somente mais dinheiro não basta. 

"A falta de profissionalismo já ficou algo batido. As meninas recebem auxílio dos clubes que jogam, da federação, mas não é algo que dê para se dedicar 100% ao esporte. O problema é a preparação como um todo, não dá para treinar por quatro horas e depois trabalhar mais oito. Temos mais recursos, aumentamos cerca de 50% nos últimos dois anos a preparação para os torneio, por exemplo", revelou. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos