Martine Grael e Isabel Swan vencem prova e acirram disputa por vaga olímpica na vela

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Primo/Divulgação

    Isabel Swan, medalhista de bronze em Pequim-2008, e Martine Grael durante o Troféu Princesa Sofia

    Isabel Swan, medalhista de bronze em Pequim-2008, e Martine Grael durante o Troféu Princesa Sofia

A disputa pela vaga para a equipe de vela que vai representar o Brasil na Olimpíada de Londres na classe 470 feminina está acirrada.

Depois das regatas desta quarta-feira, terceiro dia de competições do Troféu Princesa Sofia, disputado em Mallorca, Martine Grael e Isabel Swan se aproximaram de Fernanda Oliveira e Ana Barbachan na classificação e entraram de vez na briga.

Fernanda e Isabel foram parceiras na Olimpíada de Pequim-2008 e conquistaram o bronze na 470. Depois, porém, se separaram, e a relação entre elas hoje é fria.

BRASILEIROS NO PRINCESA SOFIA

Nome Classe Posição
Robert Scheidt
Bruno Prada
Star
Fernanda Oliveira
Ana Barbachan
470 (f)
Martine Grael
Isabel Swan
470 (f) 11º
Jorge Zarif Finn 32º
Arthur Lopes Finn 55º
Bruno Fontes Laser 32º
Alex Veeren Laser 109º
Fabio Pillar
Gustavo Thiesen
470 (m) 43º
Carlos Wanderley
Nicolas Castro
470 (m) 81º
André Fonseca
Marco Grael
49er 46º
Maria Cristina Bobaid Laser Radial 60º
Adriana Kostiw Laser Radial 82º

Nesta quarta, Martine e Isabel terminaram a segunda prova do dia na liderança, o que fez a dupla subir bastante na classificação. Com o resultado, a parceria do Rio de Janeiro ocupa a 11ª posição, com 58 pontos perdidos.

Porém, mesmo com a recuperação das adversárias, Fernanda e Ana, que são do Rio Grande do Sul, prosseguem em melhor posição. Apesar de terem conseguido apenas um 27º e um 11º lugares nesta quarta, as duas aparecem na sétima colocação no geral, com 50 pontos perdidos.

A parceria que terminar o Troféu Princesa Sofia na melhor colocação garante vaga nos Jogos Olímpicos, que começam no dia 27 de julho.

O evento na Espanha terá suas regatas finais no próximo sábado e, com a proximidade das equipes, a classificação deverá ser definida apenas no último dia.

Scheidt e Prada na briga pela vitória

Os melhores brasileiros no Princesa Sofia são Robert Scheidt e Bruno Prada, líderes do ranking mundial da classe Star.

Com os bons resultados obtidos nesta quarta-feira, a parceria ocupa a vice-liderança na classificação geral, com 29 pontos perdidos. Os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson, os líderes, têm 27.

UOL Cursos Online

Todos os cursos