Só restará uma: medalhistas em Pequim expõem diferenças em mata-mata por Londres

Do UOL, em São Paulo*

  • Wander Roberto/Divulgação COB

    As velejadoras Isabel Swan e Fernanda Oliveira se separaram após a conquista do bronze em Pequim-2008

    As velejadoras Isabel Swan e Fernanda Oliveira se separaram após a conquista do bronze em Pequim-2008

Quem viu Fernanda Oliveira e Isabel Swan subirem ao pódio ostentando a medalha de bronze na Olimpíada de Pequim não imaginava que, quatro anos depois, uma estaria tentando eliminar a outra dos Jogos de Londres.

Começa neste domingo, em Palma de Mallorca (Espanha), o Troféu Princesa Sofía, uma das etapas da Copa do Mundo de vela que tomará de uma dessas duas brasileiras a chance de repetir o pódio olímpico.

BRASILEIROS OLÍMPICOS NA ESPANHA

Classe Atleta(s)
Finn Jorge Zarif
Laser Radial Adriana Kostiw
Adriana Kostiw Bruno Fontes
RS:X Masculino Ricardo "Bimba" Winicki
RS:X Feminino Patricia Freitas
Star Robert Scheidt/Bruno Prada
470 Feminino Martine Grael/Isabel Swan ou

Fernanda Oliveira/Ana Luiza Barbachan

Depois do histórico bronze conquistado há quatro anos (foi o primeiro das mulheres brasileiras na vela), Isabel e Fernanda prosseguiram na classe 470, mas trocaram de parceiras. A primeira agora compete com Martine Grael, enquanto a segunda veleja ao lado de Ana Barbachan.

Porém, só uma delas terá o direito de tentar voltar ao pódio olímpico, já que apenas uma dupla do país carimbará seu passaporte para Londres -2012.

A competição na Espanha será um verdadeiro mata-mata entre as brasileiras. Como cada uma venceu uma das competições anteriores que valiam para a classificação olímpica, desta vez quem ficar na frente garantirá a vaga.

Martine e Isabel terminaram em melhor colocação no Mundial da categoria, disputado em dezembro do ano passado, na Austrália.

Fernanda e Ana se recuperaram em competição em Búzios, neste ano, e levaram a decisão para a Espanha.

'Cada uma no seu canto'

Em uma situação de tanta tensão, é inevitável que as diferenças entre as duplas se acirrem. Embora negue o clima de rivalidade, Isabel dá mostras de que a relação entre as parcerias não é muito amistosa.

“Está tudo bem, tudo certo. Fica cada uma no seu canto, cada uma com o seu grupo, sem maiores problemas”, disse Isabel, em entrevista ao UOL Esporte, confirmando o distanciamento com sua ex-parceira Fernanda.

Neste domingo, haverá uma regata de treinamento, e a disputa para valer começa amanhã, na primeira regata oficial da competição. O Troféu Princesa Sofía vai até sábado.

DESTAQUES, SCHEIDT E PRADA TESTAM BARCO

Invicta desde maio de 2010, a dupla formada por Robert Scheidt e Bruno Prada é o principal destaque da equipe brasileira que está em Palma de Mallorca para a disputa do Troféu Princesa Sofía. A parceria lidera o ranking mundial da classe Star.

Scheidt e Prada vão aproveitar a competição para testar o barco italiano Follia, que poderá servir como alternativa durante a Olimpíada caso o PStar, embarcação americana, tenha algum problema.

“Por aqui teremos um evento fortíssimo, com todos os competidores olímpicos presentes. Nós estamos tentando acertar a velocidade do barco novo italiano e testando velas novas”, afirmou Scheidt, que espera enfrentar vento fraco na Espanha durante a competição.

“É uma boa condição, pois este é o nosso ponto fraco, onde temos que melhorar”, completou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos