Londres se protege contra propagandas ilegais durante Olimpíadas-2012

Do UOL Esporte

Em São Paulo

  • Kevork Djansezian/Getty Images

    Torcedoras da Holanda foram expulsas de estádio por suposta publicidade em vestidos na Copa-2010

    Torcedoras da Holanda foram expulsas de estádio por suposta publicidade em vestidos na Copa-2010

Multas de até R$ 55 mil podem ser definidas para pessoas que aceitarem propostas de empresas para fazer propagandas consideradas ilegais durante as Olimpíadas de Londres, em 2012. A capital inglesa tenta evitar que torcedores usem os seus corpos para promoção de marcas que não pagaram para serem divulgadas no evento esportivo do próximo ano.

A proposta da multa ainda está sendo discutida no Parlamento, de acordo com o jornal The Independent. As autoridades, com isso, conseguiriam proteger as empresas que pagam fortunas para patrocinar as Olimpíadas.

Na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, um grupo de holandesas chamou a atenção. 36 mulheres de vestido laranja foram contratadas pela cervejaria Bavaria, que ganhou atenção da mídia e uma enorme briga com a Fifa e com a polícia local.

A empresa – que não fazia parte dos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo – aproveitou o jogo da Holanda contra a Dinamarca para se promover. Os vestidos curtos, no entanto, não contavam com qualquer logotipo da marca.

A “publicidade encoberta” rendeu problemas à cervejaria e também a duas mulheres contratadas. Essa atitude é considerada crime na África do Sul. Barbara Castelein e Mirthe Nieuwpoort foram detidas e liberadas somente após pagamento de fiança.

UOL Cursos Online

Todos os cursos