"Por que besuntei meu corpo com óleo de coco": atleta sensação abre o jogo
O atleta escolhido para ser o porta-bandeira de Tonga, Pita Nikolas Taufatofua, chamou a atenção do público na cerimônia de abertura da Olimpíada Rio 2016 pelo brilho de seu corpo seminu besuntado de óleo.
A imagem rapidamente se tornou um viral nas redes sociais e, em poucos minutos, Taufatofua, que é lutador de taekwondo, já estava na boca de todos.
Nesta semana, ele chegou a ser convidado pela rede de televisão americana NBC, e foi besuntado ao vivo com óleo por apresentadoras do programa The Today Show.
Taufatofua afirmou à BBC que não esperava tamanha repercussão. "Não com esta magnitude!", disse ele ao programa Newsday.
Um traje tradicional
O atleta explicou o significado do traje que usou na abertura dos Jogos Olímpicos. "É uma roupa muito tradicional em Tonga e nossa intenção era mostrar o que nossos ancestrais usavam quando iam para a guerra há 200 anos."
Taufatofua disse que esse traje consistia de uma "tonga Ngatu (tecido tradicional da Polinésia feito de casca de árvore) amarrada com uma kafa (indumentária típica feita de fibras de coco) que pertenceu a uma querida tia e que foi um grande apoio para mim."
E por que o óleo de coco?
"Quanto ao óleo...é óleo de coco, faz parte da nossa cultura besuntar o corpo com óleo quando formos usar o uniforme tradicional", disse o atleta.
Por último, Taufatofua disse que em Tonga a reação ao seu "uniforme" também teve grande repercussão. "Foi a primeira vez em muito tempo em que Tonga foi visto de uma forma ou outra pelo mundo."
"Estão dizendo em casa que conquistamos a medalha de ouro mais rápida do mundo...antes mesmo dos Jogos começarem", disse ele com orgulho.