Olimpíadas 2016

Atualizada em 04.05.2016 19h30

Impasse com patrocinador deixa Zanetti fora de revezamento da tocha

Divulgação
Arthur Zanetti em Brasília, durante a cerimônia da tocha imagem: Divulgação

Daniel Brito e Fábio Aleixo

Do UOL, em Brasília e São Paulo

O campeão olímpico e mundial das argolas Arthur Zanetti está, por ora, fora do revezamento da tocha olímpica que começou nesta terça-feira em Brasília e terminará no dia 5 de agosto no Estádio do Maracanã.

"Ainda não sei se vou conseguir a carregar a tocha. Meu advogado está resolvendo esta questão. Claro que seria muito legal levar a tocha. É um momento histórico para o meu país. Mas tem esta questão de patrocínio", afirmou Zanetti, que esteve em Brasília para cerimônia de chegada do fogo. 

O advogado do ginasta, Marcel Camilo, tenta solucionar um impasse com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e a Caixa Econômica Federal, sua principal patrocinadora.

O atleta já recebeu diversos convites, um deles do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para carregar o fogo em São Caetano do Sul (SP) mas não pode aceitá-los porque o Bradesco - patrocinador do revezamento - é concorrente direto da Caixa. O contrato da estatal com a CBG impede a promoção de uma empresa do mesmo ramo.

O Artigo 13 do Termo de Compromisso assinado por todos os condutores autoriza, em caráter irrevogável e irretratável o Comitê Organizador dos Jogos do Rio-2016, o COI (Comitê Olímpico Internacional) e os patrocinadores do revezamento a utilizar suas imagens de forma perpétua. Além disso, o participante também é obrigado a ceder direitos de voz e fotografia para fins comerciais ou não aos envolvidos na organização.

"Tem mais de um mês que fizemos uma solicitação à CBG e à Caixa para que o Arthur possa carregar a tocha e pedimos uma posição quanto a este possível conflito de interesse. Estamos esperando para poder responder aos convites. Não podemos assinar um termo que depois leve a uma rescisão contratual com a Caixa. Quando veio o convite, fiz este questionamento ao COB", afirmou ao UOL Esporte Marcel Camilo, empresário e advogado de Zanetti.

Outros atletas da seleção também já receberam o convite, mas vivem a mesma pendência de Zanetti para poder firmar o contrato.

Reprodução/Twitter oficial Rio-2016
Ginasta Angelo Assumpção com a tocha olímpica imagem: Reprodução/Twitter oficial Rio-2016

Por outro lado, o ginasta Angelo Assumpção, que também é integrante da equipe nacional e por consequência tem o patrocínio da Caixa por intermédio da CBG, já participou do revezamento na manhã desta terça-feira em Brasília. Ele fez parte do grupo dos dez primeiros carregadores pelas ruas da capital do país.

Procurada pelo UOL Esporte, a Confederação Brasileira de Ginástica informou que os ginastas estão liberados para participar do revezamento. 

Já a assessoria de imprensa da Caixa informou que nenhum atleta foi impedido de participar do revezamento. A estatal, entretanto, não informou se foi dada a liberação para Zanetti, como questiona seu advogado.

Em novo contato feito pelo UOL Esporte após a resposta da Caixa, Marcel disse que segue sem receber uma resposta se Zanetti poderá levar a tocha sem o risco de estar rompendo um contrato em vigente

Topo