Vídeos

Mayra perde da maior rival, mas Brasil fecha Pan de judô com sete ouros

RAFAL BURZA/CBJ
Mayra Aguiar luta com Kayla Harrison, atual campeã olímpica e maior rival da brasileira imagem: RAFAL BURZA/CBJ

Do UOL, em São Paulo

O Brasil reforçou seu domínio no continente e terminou o Pan de judô de Havana, em Cuba, como a maior potência da competição. Foram sete ouros em 14 possíveis, desempenho animador para uma das competições mais importantes antes da Rio 2016. A nota triste é que Mayra Aguiar, uma das maiores esperanças de medalha do Brasil, perdeu a sua final para Kayla Harrison, sua grande rival, na categoria até 78 kg.

Foi a segunda luta entre as duas no ano. Na primeira, em fevereiro, Mayra havia levado a melhor, conquistando o ouro no Grand Slam de Paris. Agora, a americana devolveu a derrota com o ouro no Pan.

“Fiz lutas muito duras durante a competição. Infelizmente, o que me deixa mais triste foi a final ter sido tão rápida. Mesmo se ela tivesse ganhado e eu tivesse lutado mais eu ficaria mais feliz. Ela é uma atleta muito forte no chão e acabou me surpreendendo, pegando meu braço. Levo como mais uma experiência e mantenho o foco totalmente na Olimpíada”, disse Mayra ao site da CBJ (Confederação Brasileira de Judô).

A rivalidade histórica entre as duas é chave para a brasileira. Em Londres, a americana venceu o duelo na semifinal e terminou se sagrando campeã olímpica – Mayra ficou com o bronze. No total, elas já se enfrentaram 16 vezes na carreira, com oito vitórias para cada.

Medalhistas saem em alta

Os ouros vieram com Felipe Kitadai, Sarah Menezes, Charles Chibana, Mariana Silva, Erika Miranda, Tiago Camilo e Rafael Silva. Destes, um dos mais relevante é o de Rafael, o Baby, que bateu o também brasileiro David Moura na decisão dos pesados (acima de 100 kg).

Atualmente, os dois brigam ponto a ponto pela vaga na Rio-2016. Bronze em Londres, Baby chegou a perder terreno no ranking mundial por conta de uma lesão no ano passado, mas aos poucos vai retomando o domínio da categoria no Brasil. Como a vaga será definida pela posição na lista, o judoca pode comemorar bastante o resultado em Havana.

“Fazer a final com um brasileiro é sempre complicado, porque a gente se conhece bastante. Não tem nada definido ainda. Temos mais duas competições pela frente. A expectativa já está grande para o Grand Slam de Baku, que é na próxima semana”, disse Baby.

Sarah Menezes foi outra medalhista que se destacou. Em recuperação no ranking após temporadas ruins, a atual campeã olímpica bateu a atual campeã mundial da categoria até 48 kg, a argentina Paula Pareto.

Além dos ouros, o Brasil também traz de Cuba quatro pratas e seis bronzes. Além de Mayra e David Moura, Maria Suelen Altheman e Alex Pombo ficaram com a prata – Eric Takabatake, Nathalia Brigida, Rafaela Silva, Victor Penalber, Luciano Correa e Rochele Nunes ganharam bronze. 

Topo