Lista de Dunga mostra 13 quase certos para Rio-2016 e dúvidas na C. América

Do UOL, no Rio de Janeiro
GILSON BORBA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Gabriel Jesus será figura praticamente certa nos Jogos Olímpicos
A pré-lista de Dunga para a Copa América, divulgada nesta sexta-feira (29) pela CBF, é capaz de mostrar bem mais que os nomes que podem jogar o torneio continental. A convocação expõe as preferências da comissão técnica para os Jogos Olímpicos Rio-2016, grande sonho de treinador e Confederação nesta temporada.
 
Por mais que não estejam garantidos entre os 23 da lista final da Copa América, os 11 jogadores com idade olímpica que aparecem na relação surgem como figuras praticamente certas para os jogos: Ederson, Fabinho, Douglas Santos, Marquinhos, Rodrigo Caio, Walace, Rafinha Alcântara, Felipe Anderson, Luan, Gabriel Jesus e Gabigol.
 
Neymar, fora da Copa América por opção do Barcelona, e Fred, do Shakhtar Donetsk, que ainda está suspenso por doping e conversa com a comissão técnica da seleção para estar apto para a competição, devem fechar 13 dos 18 nomes da listagem final. Das 5 vagas restantes, Dunga – ao lado do técnico da seleção olímpica, Rogério Micale – chamará dois jogadores com mais de 23 anos e outros três nascidos em 1993 ou antes. 
 
Favoritos entre os mais experientes, Miranda e Willian ainda não estão garantidos, visto que Inter de Milão e Chelsea, respectivamente, ainda avaliam se irão liberar os atletas para as duas competições.
 
E é justamente essa indefinição que mexe com a cabeça de Dunga para fechar os 23 convocados para a Copa América.
 
“Não quero pensar nisso agora. Se terei um problema na quinta que vem [dia 5, quando anuncia a relação final para a Copa América], para que tomar remédio agora. Não vou falar nada”, brincou o treinador, durante Seminário realizado nesta semana na CBF.
 
No gol, Alisson e Diego Alves estão garantidos na Copa América. A dúvida fica por conta da presença de Ederson, provável titular nos Jogos Rio-2016. Caso queira dar experiência ao arqueiro do Benfica, Marcelo Grohe pode ficar fora.
 
Na lateral, Daniel Alves e Filipe Luis não ficam ameaçados. A dúvida semelhante com a do gol faz com que os jovens Douglas Santos e Fabinho disputem vaga com Fagner e Alex Sandro.
 
Entre os zagueiros, mais dúvidas e apenas Gil garantido. A preferência de Dunga é ter Miranda nos dois torneios, mas o treinador ainda aguarda um aval da Inter de Milão para confirmar o jogador na Copa América. Marquinhos é outro ponto de interrogação, já que pode ser liberado da competição continental por já disputar a Olimpíada. Jemerson e Gabriel Paulista aguardam essas definições para terem a confirmação dos seus nomes na lista final.
 
No meio, Luiz Gustavo, Elias, Renato Augusto, Kaká, Lucas Lima estão praticamente certos na Copa América. William, preferido para a Rio-2016, aguarda liberação do Chelsea. Caso não possa estar nos dois torneios, Dunga terá três vagas abertas para Fernandinho, Casemiro, Walace, Rafinha, Paulo Henrique Ganso, Coutinho, Oscar e Felipe Anderson.
 
Na frente, situação um pouco diferente. Com o jogador mais velho já definido – Neymar -, Dunga agora irá optar se irá com uma formação mais forte e já acostumada à seleção ou se usará a Copa América para testes com jovens no ataque. Com Douglas Costa certo, Ricardo Oliveira, Lucas, Luan, Hulk, Firmino, Jonas, Alex, Gabigol e Gabriel Jesus aguardam a escolha das três vagas.
 
Confira a lista completa:
 
Goleiros: Alisson (Inter), Diego Alves (Valência-ESP), Marcelo Grohe (Grêmio) e Ederson (Benfica)
 
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Fagner (Corinthians), Fabinho (Mônaco-FRA), Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP), Alex Sandro (Juventus-ITA) e Douglas Santos (Atlético-MG)
 
Zagueiros: Miranda (Inter de Milão-ITA), Gil (Shandong Luneng-CHI), Marquinhos(PSG-FRA), Jemerson (Mônaco-FRA) e Gabriel Paulista (Arsenal-ING)
 
Volantes: Rodrigo Caio (São Paulo), Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Casemiro (Real Madrid-ESP), Walace (Grêmio), Rafinha (Barcelona), Elias (Corinthians) e Fernandinho (Machester City-ING)
 
Meias: Ganso (São Paulo), Renato Augusto (Beijing Guoan), Kaká (Orlando City-EUA), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Oscar (Chelsea-ING), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea-ING) e Felipe Anderson (Lazio-ITA)
 
Atacantes: Lucas (PSG-FRA), Douglas Costa (Bayern-ALE), Luan (Grêmio), Hulk (Zenit-RUS), Firmino (Liverpool-ING), Jonas (Benfica-POR), Alex Teixeira (Jiangsu Suning-CHI), Gabigol (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Ricardo Oliveira (Santos)