Vídeos

À espera de 2º julgamento, velocista fica fora de evento-teste da Rio-16

Ian Walton/Getty Images
Ana Cláudia Lemos aguarda o julgamento em segunda instância imagem: Ian Walton/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

A velocista Ana Cláudia Lemos ficou fora da lista de convocados para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo que será disputado entre os dias 14 e 16 de maio no Engenhão e servirá como evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A relação foi divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e conta com 96 competidores.

Flagrada em exame antidoping no mês de fevereiro com o esteroide Oxandrolona, Ana Cláudia foi apenas advertida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo no julgamento em primeira instância realizado no dia 16 de abril. Porém, como a procuradoria entrou com recurso no Pleno e existe a possibilidade de a pena ser aletrada, a CBAt optou por não inscrevê-la. A entidade alega que a atleta não está liberada para competir até que se esgotem todas as instâncias em território nacional. O novo julgamento ainda não tem data prevista para ocorrer.

Ana Cláudia tem índice para participar dos 100 m e 200 m rasos na Rio-2016 e é considerada peça chave para o revezamento 4x100m rasos. Tais marcas foram obtidas antes de ela ser pega com doping, o que não as cancelaria.

Todos os atletas brasileiros com marcas já asseguradas para a Olimpíada estão entre os inscritos para a competição, que contará com a participação de competidores de Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Colômbia, Cuba, Chile, El Salvador, Espanha, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai, Venezuela, Arábia Saudita, Austrália, Estado Unidos, Bulgária, França, Luxemburgo e Omã.

Os principais destaques da delegação brasileira são: Fabiana Murer (salto com vara), Rosângela Santos (100m e 200m rasos), Darlan Romani (arremesso de peso), Bruno Lins (200 m rasos) e Mauro Vinícius da Silva, o Duda, que ainda busca a classificação no salto em distância.

O Ibero-Americano, aliás, servirá para os brasileiros conseguirem a sua vaga nos Jogos Olímpicos.

Topo