Vídeos

Rio terá faixas olímpicas de trânsito em 25 de julho, e multa de R$ 1.500

Julio Cesar Guimaraes/UOL
Eduardo Paes falou em evento de 100 dias dos Jogos imagem: Julio Cesar Guimaraes/UOL

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que passarão a funcionar no dia 25 de julho as faixas exclusivas para trânsito para a família olímpica (atletas, dirigentes e imprensa). Serão 260km que envolvem a zona oeste, zona sul, centro. Haverá ainda restrição de caminhões de cargas que se estenderão por dois meses na cidade. O motorista que desrespeitar as faixas está sujeito à multa de R$ 1.500.00.

As faixas olímpicas são uma exigência do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os deslocamentos de seus grupos. Assim, visa garantir que suas equipes cheguem no horário dos eventos. Estarão válidas até o final da Olimpíada.

"O objetivo não é dar um deslocamento mais rápido a família olímpica, mas mais previsível. Para que não exista nenhum prejuízo às modalidades", explicou o secretário municipal de transportes do Rio, Rafael Picciani.

No Rio, serão 21 faixas olímpicas, em um total de 260 km. Desse total, 164km serão exclusivos, e os outros serão divididos com ônibus e taxis.

Entre as vidas mais importantes atingidas, estão a Av Américas (Barra da Tijuca), transolímpica, Linha Amarela (zona oeste), Av Brasil, Niemeyer, Previdente Vargas, e ruas importantes de Copacabana. No dia 25 de julho, data da abertura da Vila Olímpica, as faixas começarão a funcionar parcialmente, e estarão plenamente em operação no dia 31 de julho.

Além das faixas, haverá restrição de trânsito de caminhões de grandes de cargas, entre 6 horas da manhã e 21 horas, no centro e em boa parte da zona sul, incluindo Copacabana. Isso valerá de 18 de julho até 18 de setembro, isto é, por dois meses.

Haverá restrição inclusive na Av Brasil, principal via de entrada de produtos da cidade. Nos horários de 6h às 10h, e de 18h a 21h, caminhões de grande porte não poderão circular nesta vida. Como substitutos, serão utilizados veículos de carga menores que causam menos impacto.

Foram decretados três feriados no Rio em dias mais complicados dos Jogos, incluindo a abertura e o encerramento, além do dia da prova de triatlo que se estenderá pela Praia do Flamengo.

Topo