! Brasil recebe tocha olímpica com discurso de euforia e sem menção a crise - 27/04/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Brasil recebe tocha olímpica com discurso de euforia e sem menção a crise

Do UOL, em São Paulo

O Brasil já está em posse da tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A exatos 100 dias do início do evento, uma cerimônia no Estádio Panatenaico, no Centro de Atenas (GRE), marcou a passagem da chama dos gregos para o Comitê Rio-16. A arena foi sede dos primeiro Jogos da era Moderna, em 1986. Foi lá também a chegada da maratona na Olimpíada de 2004.

A tocha foi acesa no dia 21 de abril na cidade de Olímpia e desde então passou por várias cidades gregas durante um revezamento que teve fim nesta quarta-feira. A última grega a levar a chama foi a remadora Katerina Nicolaidou, campeã mundial. Ela acendeu uma pira localizada no centro do estádio.

Rio-2016 inicia contagem regressiva de 100 dias para os Jogos

A cerimônia teve ainda o discurso do presidente do Comitê Olímpico Grego, Spyros Capralos, e de Carlos Arthur Nuzmam, presidente do Comitê Organizador Rio-16 e do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Diferentemente do que fez em sua fala no acendimento da tocha, o dirigente não fez nenhuma menção à crise vivida pelo país e adotou um tom de euforia.

"Gostaria de repetir o que disse antes. O Rio está pronto para fazer história. Estamos prontos, porque nunca estamos sozinhos. Sem a ajuda do presidente do COI e toda sua equipe, estaríamos sem rumo. Sabíamos sempre que o governo e o povo brasileiros estariam nos apoiando"

A tocha seguirá agora para a Suíça, onde fará duas paradas na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, e na sede das Nacões Unidas (ONU), em Genebra. No dia 2, ela viajará ao Brasil e chegará a Brasília no dia 3 para o início do revezamento interno, que passará por 329 cidades brasileiras até chegar ao Estádio do Maracanã, em 5 de agosto, data da cerimônia de abertura dos Jogos.

"O Brasil aguarda pela flama olímpica com muita paixão e ansiedade. Estaremos lá em breve, vamos entregar a promessa de levar a experiência olímpica para todas as fronteiras do país", ressaltou Nuzman. 

O principal representante do governo brasileiro presente na cerimônia foi o ministro do Esporte Ricardo Leyser. O governo aliás, foi o responsável por financiar a iluminação do estádio durante o evento. Os custos foram de R$ 23.136,79 segundo publicado no Diário Oficial da União de terça-feira.

Topo