Olimpíadas 2016

Sírio que perdeu a perna em guerra recebe a tocha olímpica na Grécia

AFP PHOTO / LOUISA GOULIAMAKI
Ibrahim al-Hussein, refugiado sírio que teve parte da perna direita amputada, acena para o público imagem: AFP PHOTO / LOUISA GOULIAMAKI

Do UOL, em São Paulo

O sírio Ibrahim al-Hussein recebeu, nesta terça-feira, a tocha olímpica na cidade de Atenas, na Grécia. Refugiado da guerra civil de seu país, ele perdeu parte da perna direita em um bombardeio quando tentava salvar um amigo ferido em um ataque. Hoje atleta de basquete em cadeiras de rodas e natação paraolímpica, ele ganhou o direito de participar do revezamento da chama que simboliza os Jogos.

 Achilleas Zavallis/UNHCR/Handout
Imagem de Ibrahim al-Hussein, refugiado sírio que perdeu parte da perna direita imagem: Achilleas Zavallis/UNHCR/Handout

Al-Hussein recebeu a tocha das mãos de Spyros Capralos, presidente do Comitê Olímpico da Grécia, no campo de refugiados de Elaionas, que abriga mais de 1,5 mil pessoas. Cercado por outros imigrantes e sob forte assédio da imprensa, ele iniciou a sua participação no revezamento que está acontecendo na Grécia desde a quinta passada, quando a chama foi acesa.

O refugiado sírio vive na Grécia desde 2014, antes da explosão da crise migratória na Europa. Aos 27 anos de idade, ele usa uma prótese que lhe foi dada de presente por um médico e pratica, com ela, o basquete sobre cadeira de rodas e a natação.

Segundo a agência EFE, Al-Hussein entrou na Grécia pela ilha de Samos após uma longa viagem de bote. Em junho, ele deve participar dos Jogos Pan-Helênicos pela Grécia.
 

Topo