Vídeos

Presidente do COI vê 'tempos problemáticos' do Brasil em cerimônia da tocha

Do UOL, em São Paulo

O momento político pelo qual passa o Brasil em 2016 foi mencionado nesta quinta-feira pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. Durante a cerimônia de acendimento da tocha olímpica, na cidade grega de Olímpia, Bach destacou seu discurso como uma “mensagem de esperança em tempos problemáticos” para o Brasil, e disse esperar que os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro sejam capazes de unir os brasileiros.

“Nestes dias difíceis que o Brasil está passando, a chama olímpica é a lembrança de que somos parte da mesma humanidade. Um símbolo para a humanidade se unir. Este será o grande legado das Olimpíadas para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

“Antes, como agora, os Jogos Olímpicos são uma mensagem de esperança e paz. Hoje é um dos raros momentos em que o passado e o futuro da humanidade se conectam”, declarou também.

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, optou por fazer um discurso mais protocolar, mas não deixou de fazer referência à situação política do país. "A tocha olímpica traz consigo uma mensagem que pode e deve unir nosso querido Brasil, um país que está sofrendo mais do que merece em busca de um melhor futuro", declarou.

A presença da presidente Dilma Rousseff chegou a ser cogitada no evento, mas o Palácio do Planalto divulgou que a possibilidade não foi considerada. O próprio Comitê Olímpico Helênico anunciou que a presidente seria ausência no cerimonial.

Mais tarde, Carlos Arthur Nuzman agradeceu a oportunidade de sediar a competição em uma cidade brasileira. “Decidimos usar estas palavras, entre muitas, porque elas nunca foram tão inspiradoras ao povo de nosso Brasil. Como um brasileiro orgulhoso, estou aqui para respeitar o Movimento Olímpico. É uma honra viver este sonho, o sonho da olimpíada no Rio – a primeira em nosso Brasil, a primeira na América do Sul, em um diferente continente do mundo. Viveremos esta emoção para sempre”, discursou, indo além e dedicando parte de seu pronunciamento “a meninos e meninas”.

“Não desistam de seus sonhos. Sonhos são divertidos, nos fazem mais felizes, nos fazem melhores. Se eu tivesse duvidado deste sonho em um só momento, eu não estaria aqui. Deus me permitiu escrever isto em minha biografia. O Brasil espera por vocês”, completou.

Topo