Vídeos

Pira olímpica ficará no Centro do Rio. Local é mantido em segredo

Thanassis Stavrakis/AP
Ensaio geral para a tocha olímpica foi feito nesta quarta-feira na Grécia imagem: Thanassis Stavrakis/AP

Do UOL, em São Paulo

Símbolo dos Jogos Olímpicos, a pira ficará fora do Maracanã - palco das cerimônias de abertura e encerramento e do torneio de futebol - e também do Engenhão, onde acontecerão as disputas do atletismo.

A informação foi dada nesta quarta-feira por Mário Andrada, diretor de Comunicação da Rio-2016 que está em Olímpia para o acendimento da tocha na manhã de quinta-feira.

"Pensamos muito nisso. É impossível ter duas piras e é impossível ter a mesma pira em dois lugares", disse em entrevista à agência Associated Press.

Assim, após ser acesa na cerimônia de abertura em 5 de agosto, a pira será levada para um lugar que ainda não está completamente definido. A intenção da Prefeitura do Rio de Janeiro é colocá-la na zona portuária, no Centro.

Deixar a pira fora de algum estádio não é tradição dos Jogos Olímpicos de Verão, mas virou comum nas Olimpíadas de inverno, como ocorreu em Vancouver-2010 e Sochi-2014.

Nos Jogos Pan-Americanos de o Rio de Janeiro, em 2007, a pira foi acesa por Joaquim Cruz e ficou no Maracanã durante toda a competição.

Topo