Tocha Olímpica

Com cerimônia e atrizes, vilarejo grego ensaia para acender tocha olímpica

Do UOL, em São Paulo

A cidade de Olímpia, na Grécia, de apenas 15 mil habitantes, se prepara para ser o centro das atenções do mundo do esporte nesta quinta-feira, quando acenderá a tocha olímpica para os Jogos do Rio de 2016. Na manhã desta quarta, houve o ensaio geral da cerimônia.

Atrizes gregas encarnaram o papel de sacerdotisas da Antiguidade e treinaram a coreografia que será exibida ao planeta a partir das 6h (de Brasília) de quinta (21). Uma das atrizes acendeu a tocha usando o calor de um raio de sol refletido em um espelho parabólico.

Na cerimônia desta quinta, o primeiro atleta a carregar a tocha olímpica será o ginasta grego Eleftherios Petrounias, rival de Arthur Zanetti pela medalha de ouro nas argolas. Já o primeiro brasileiro a receber o objeto será o ex-jogador de vôlei Giovane.

A presidente Dilma Rousseff não estará presente, já que a cerimônia na Grécia coincide com dois eventos da ONU em Nova York: uma sessão especial da assembleia-geral sobre drogas e a assinatura do acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

A tocha olímpica passará por várias cidades da Grécia e chegará a Atenas, capital do país, em 27 de abril. Já a "estreia" no país da Olimpíada acontecerá em 3 de maio, quando o artefato chegará a Brasília e começará a percorrer o Brasil.

Topo