Vídeos

Cielo faz tempo para os 50 m livre e fica mais perto de vaga na Rio-2016

Satiro Sodré/SSPress
Cielo foi o mais rápido das eliminatórias dos 50 m livre, mas não gostou da atuação imagem: Satiro Sodré/SSPress

Fabio Aleixo e Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Cesar Cielo está mais perto dos Jogos Olímpicos. O brasileiro de 29 anos obteve índice de qualificação para os 50 m livre nesta quarta-feira (20), na eliminatória da prova no Troféu Maria Lenk, última seletiva da natação nacional para a Rio-2016. No entanto, ainda depende da prova final, com início previsto para 17h, para saber se ficará com uma das duas vagas do país na distância.

O Brasil pode inscrever dois nadadores por prova individual da Rio-2016. Cielo nadou os 50 m livre em 21s99 nesta quarta e ficou com o segundo melhor tempo do país – o melhor é de Bruno Fratus, que tem 21s50 feitos na seletiva olímpica de Palhoça (SC) no fim do ano passado. Já Ítalo Duarte, que tem 22s08, foi ultrapassado por Cielo e agora é o terceiro na corrida pelas duas vagas.

"Não tira a pressão das costas. Esse tempo não garante nada. Ainda tenho trabalho a ser feito", disse Cielo após a prova.

Ainda que a conquista da vaga não seja definitiva, o tempo registrado nesta manhã é uma grande notícia para Cielo. O brasileiro não nadava abaixo do índice olímpico (22s27) desde o Aberto da França, em julho, quando fez 22s15. Porém, o nadador não ficou plenamente satisfeito.

"Não foi o tempo que eu queria. Esse 21s99 me coloca na segunda vaga agora, mas sei que tenho tempos melhores dentro de mim. Nadar às 9h30 é muito difícil. Em lugar nenhum do mundo as eliminatórias são tão cedo. Espero poder me recuperar bem à tarde para voltar com sangue no olho", declarou.

Já Ítalo, superado por Cielo e no momento fora da Olimpíada, disse que já esperava que o campeão olímpico baixasse seu tempo. "Tem que ir para os Jogos quem está melhor. Outras seleções estão muito fortes, e o Brasil tem de levar o mais rápido: eu, Cielo ou outro qualquer. Não me vejo como vilão nessa briga", minimizou.

Satiro Sodré/SSPress
Cielo fez 21s99 e agora tem o segundo melhor tempo do Brasil, atrás de Bruno Fratus imagem: Satiro Sodré/SSPress

Maior nome da história da natação brasileira, Cielo tem três medalhas olímpicas em provas de velocidade (ouro nos 50 m livre e bronze nos 100 m livre em Pequim-2008; bronze nos 50 m livre em Londres-2012). Ele detém desde 2009 os recordes mundiais dos 50 m livre e dos 100 m livre.

Contudo, o ciclo olímpico do nadador para 2016 foi extremamente conturbado. Cielo trocou seis vezes de treinador desde os Jogos de Londres, mudou a estrutura de sua comissão técnica e alternou trabalhos no Brasil e nos Estados Unidos.

No ano passado, ele foi destronado em âmbito nacional por Bruno Fratus, abriu mão dos Jogos Pan-Americanos, abandonou o Mundial de esportes aquáticos de Kazan (Rússia) por causa de uma lesão no ombro e saiu da primeira seletiva olímpica do Brasil, em Palhoça, sem sequer disputar os 50 m livre – na época, depois de ter feito apenas o 11º tempo na eliminatória dos 100 m livre, o nadador alegou “questões pessoais” para ter deixado a competição.

Em Palhoça, cinco nadadores brasileiros obtiveram índice de classificação para os 50 m livre dos Jogos Olímpicos. Bruno Fratus (21s50), Ítalo Duarte (22s08), Marcelo Chierighini (22s17), Matheus Santana (22s17) e Henrique Martins (22s25) chegaram ao Maria Lenk com marcas suficientes para disputar a Rio-2016. Neste ano, a marca mais baixa de Cielo havia sido um 22s28 em Austin (Estados Unidos) – ele registrou 22s08 no Rio de Janeiro, mas o tempo ocorreu em um treinamento.

Seletiva tem batalha nos 100 m borboleta

Nos 100 m borboleta masculino, mais um brasileiro conseguiu nadar abaixo do índice olímpico de 52s36. Vinícius Lanza marcou 52s22 e entrou na briga pelas duas vagas do país contra Henrique Martins (52s14), Marcos Macedo (52s17) e Nicholas Santos (52s31), que  tinham índice de Palhoça.

"Todo mundo está muito próximo. Vamos brigar braçada a braçada. Com certeza, para conseguir essa vaga será necessário nadar para 21s. Eu já esperava esse tempo de manhã", disse Lanza.

Já Thiago Pereira passou perto do índice, mas o tempo de 52s48 ainda faz com que ele corra por fora na disputa para representar o Brasil nesta prova.

"Nadar de manhã é um pouco difícil para mim", disse Thiago. "Eu ainda estava sentindo um pouco da prova de ontem [terça-feira]. Se eu me classificar eu vou nadar essa prova na Olimpíada, sim. Fica boa no cronograma".

Topo