Vídeos

Zanetti esconde jogo por bi olímpico e abre mão até de folgas aos domingos

RicardoBufolin/CBG
Arthur Zanetti durante a sua apresentação no evento-teste da ginástica imagem: RicardoBufolin/CBG

Fábio Aleixo e Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Treinar, treinar, treinar e treinar. Competir quando der. Este é o lema de Arthur Zanetti a pouco mais de 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Focado em aperfeiçoar os elementos de sua apresentação e esconder o jogo dos seus principais rivais e até mesmo dos árbitros, o campeão olímpico pouco tem saído de São Caetano do Sul (SP), onde está montada sua base de treinamentos.

A participação no evento-teste da ginástica artística no Rio de Janeiro no sábado e na segunda-feira foi a sua primeira aparição em uma competição oficial em 2016 - não estava presente em um torneio desde novembro do ano passado, o Brasileiro de Clubes. E a estreia não poderia ocorrer de melhor maneira. Ganhou a medalha de ouro superando o campeão mundial e principal rival da atualidade, o grego Eleftherios Petrounias.

"Não adianta (fazer outra coisa). Agora é treino, treino e treino. Algumas vezes você precisa adotar uma outra estratégia. Tinha elementos que o árbitro estava descontando sem nem ver a apresentação", explicou o ginasta sobre a opção por competir menos no ano olímpico.

Por causa dos treinos, Zanetti optou por não ir às etapas de Copa do Mundo em Doha (QAT) e Cottbus (ALE), onde havia ganhado o ouro em 2015. E até os Jogos, deverá competir só na etapa de São Paulo, que será realizada entre os dias 20 e 22 de maio no Ginásio do Ibirapuera.

"Só eu penso no calendário", afirmou o técnico Marcos Goto, sem dar detalhes sobre a programação. "O Arthur chegou a um nível no qual precisa treinar mais do que competir, é necessário mais treino do que competição."

E a exigência é tamanha que muitas vezes Zanetti não tem descanso nem aos domingos. Quando entende que precisa melhorar algo, Goto marca treinos para todos os dias da semana.

"O Marcos vai puxar muito. Ele viu que faz a diferença. Claro que é preciso competir, mas o treino é essencial", afirmou Zanetti.

E durante suas práticas de seis horas diárias - sendo três pela manhã e três pela tarde - o campeão olímpico está tratando de aperfeiçoar elementos da série que apresentou no evento-teste e não sofrerá alterações para a Olimpíada.

"A série está bem encaixada. Gostamos muito do que fizemos aqui no evento-teste. São pequenas mudanças em relação a do ano passado, como nas posições e deixar a mão aberta nos elementos de força", explicou Zanetti.

"Não dá tempo de mudar nada, mas para mim está ótimo, ainda não 100%. Mas esta nota foi boa", disse Goto referindo-se aos 15,866 obtidos na conquista do ouro no evento-teste.

O treinador afirmou também que seu plano é manter Zanetti treinando em São Caetano o máximo de tempo que puder e só viajar ao Rio de Janeiro para a disputa da Olimpíada em cima da hora. A estreia do ginasta acontecerá no dia 6.

Goto quer tanta atenção e privacidade nos treinos que optou por não se juntar à seleção brasileira que está fazendo um período de treinamentos em São Bernardo do Campo, cidade vizinha a São Caetano.

Topo