Vídeos

Tocha olímpica terá 143 condutores em Brasília; conheça o trajeto

Pedro Ladeira/Folhapress
Cerimônia da tocha começará com Dilma Rousseff imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

A tocha olímpica passará por Brasília no dia 3 de maio. Ela percorrerá um trecho de 40 quilômetros pela capital federal e passará pelas mãos de 143 condutores.

A tocha será acesa no dia 21 de abril, em Olímpia, na Grécia. Ela chegará na madrugada do dia 3 de maio a Brasília e será recebida pelo governador Rodrigo Rollemberg. A tocha seguirá na mão do presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, até a presidenta da República. 

O começo do trajeto, de fato, será no Palácio do Planalto com uma cerimônia comandada por Dilma Rousseff por volta das 10h30.

Na sequência, a tocha será levada para o Congresso Nacional por uma das 143 pessoas escolhidas, o nome ainda não foi revelado. Ela subirá pela lateral na plataforma das cúpulas do Senado e da Câmara e descerá a rampa em direção ao gramado do canteiro central da Esplanada dos Ministérios.

O fogo olímpico seguirá pelo Eixo Monumental na N1 até a altura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Na sequência, seguirá pela Via S1 à rampa do Palácio do Itamaraty e à Praça dos Três Poderes. Após, a tocha segue para a Ponte JK, no Lago Sul, essa parte será em carro com suporte de comboio.

O caminho seguirá até as águas do Lago Paranoá por rapel pouco antes do meio-dia. O condutor da vez fará a descida vertical e saltará em uma lancha, que segue rumo ao Pontão do Lago Sul. Antes de voltar para o percurso em terra firme, terá uma troca de uma lancha para uma canoa havaiana. No Pontão, um novo condutor terá a missão de correr com a chama pela orla.

De helicóptero, o fogo olímpico vai para o Estádio Mané Garrincha. Uma pessoa fará rapel e descerá pela cúpula do estádio. No local, a tocha ficará por volta de dez minutos.

O trajeto seguirá para o Complexo Aquático Cláudio Coutinho e um nadador atravessará a piscina com a tocha. Em um carro, o fogo seguirá ao Parque Nacional de Brasília. No local, às 13 horas, o objeto será carregado por um nadador, um cadeirante e uma criança, todos dentro da Piscina Velha. Uma quarta pessoa fará o trecho de uma trilha no parque.

O Setor de Indústria e Abastecimento é o próximo destino da tocha por volta das 14 horas. Após uma parada de 15 minutos para ação de um patrocinador do evento. Em comboio, o símbolo segue para Taguatinga.

No início da Avenida Central, em frente ao comércio local, o percurso deverá ser retomado a pé por volta das 14h40. A trajetória irá até a altura da Praça do Relógio, quando muda para a Avenida Comercial Sul. A condução irá para a praça da Vila Dimas e ao Sesc da Taguatinga Sul. Do último ponto, eles percorrem até a parada da fábrica de outra patrocinadora dos Jogos.

Às 16 horas, também em comboio, a tocha segue para o Riacho Fundo I. A parada na região será no regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Distrito Federal. Neste local, a ação terá um cadeirante e depois um cavaleiro, um aluno de ecoterapia e uma amazona.

O trecho de mais 1,5 quilômetro será percorrido, passando pela Biblioteca Pública antes de chegar ao Fórum do Tribunal de Justiça.

A expectativa é que a tocha chegue ao espaço esportivo do governo de Brasília às 16h50 e voltará para o Plano Piloto.

Pouco antes das 18 horas, o revezamento a pé irá até a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A sequência, terá passagem de veículos pelo Setor Bancário Sul. Da antiga sede do Touring Club do Brasil, o caminho seguirá até a lateral do Teatro Nacional e retornará à plataforma superior da Rodoviária.

Por volta das 19 horas, uma ação será feita em uma agência bancária.

O último trecho do revezamento será na Esplanada. A tocha será levada de carro até a pista do Parque da Cidade. Um condutor correrá com ela até o ponto em que o comboio reassumirá e levará o objeto até o Memorial JK e o Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental. Um corredor pegará a chama olímpica para percorrer os dois memoriais.

Neste momento, um ciclista levará o fogo até a área em frente à Torre de TV e dará para um condutor que rodeará a fonte a pé. Um terceiro corredor irá para o gramado central da Esplanada dos Ministérios, local em que a tocha irá para o último condutor, às 20h20 que a entregará em palco montado para a celebração.

Topo