Vídeos

Seletiva olímpica tem recorde sul-americano e empate em prova de T. Pereira

Satiro Sodre/SSPress
Thiago Pereira e Henrique Rodrigues após o empate no Maria Lenk imagem: Satiro Sodre/SSPress

Fábio Aleixo e Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Thiago Pereira e Henrique Rodrigues empataram nos 200 m medley masculino do Troféu Maria Lenk, última seletiva olímpica da natação brasileira. Em prova realizada nesta terça-feira (19), a dupla registrou os mesmos 1min57s91, marca que garante ambos nos Jogos - o índice é 2m00s28 - e que resultou em duas medalhas de ouro no evento-teste. Agora eles detêm o quarto melhor tempo do ano na prova. O líder da lista é o japonês Kosuke Hagino 1min55s98.

"A primeira vez em que eu empatei nessa prova foi em 2002, em um Troféu Brasil, em Brasília, com o Lucas Salata. A segunda foi agora, e eu fico muito feliz por ter conseguido essa vaga. Agora é pensar no que nós podemos fazer pelo Brasil nos Jogos", comentou Thiago, medalhista de prata nos 400 m medley nos Jogos Olímpicos de Londres.

Mais jovem que Thiago, 30 anos, Henrique Rodrigues comemorou a vaga à sua segunda Olimpíada. "Tenho uma tatuagem com os anéis olímpicos no peito, e agora eu quero colocar 2012 e 2016 aqui. E talvez 2020, depois. Estou feliz por estar na minha segunda Olimpíada e ainda mais feliz por estar junto com o Thiago", comemorou o nadador, ouro nos 200 m medley nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.

O japonês Juran Mizohata ficou na terceira colocação, com tempo de 2min01s64.

Com recorde sul-americano, Larissa Oliveira confirma vaga

Larissa Oliveira conquistou a medalha ouro nesta terça-feira (19) nos 100 m livre feminino, prova que abriu as finais do dia no Troféu Maria Lenk. Ela se tornou a terceira nadadora do Brasil a bater o índice olímpico (54s43) e, com tempo de 54s03, estabeleceu o novo recorde sul-americano, assegurando a participação na Rio-2016.

Satiro Sodré/ SSPress
imagem: Satiro Sodré/ SSPress
"Fiquei feliz com meu tempo, mas não muito. 54s03 é quase 53s, mas não é 53s. Sei que preciso melhorar se quiser uma semifinal ou uma final olímpica", afirmou Larissa.

Segunda colocada, Etiene Medeiros terminou a prova em 54s50, tempo inferior aos 54s26 registrados na seletiva de Palhoça, que já lhe haviam garantido vaga na Olimpíada e eram antigo recorde sul-americano.

"Eu estou satisfeita por ter conseguido a vaga e por ter nadado em 54s, mas é claro que queria mais", declarou Etiene. "A gente abre mão de muita coisa. Meus pais estão aí a semana toda, mas eu só fiquei poucos minutos com eles. A gente faz um sacrifício muito grande, e é bom ver quando os resultados disso aparecem", completou.

Daynara de Paula fez o terceiro tempo do evento-teste, 55s22.

Leonardo de Deus faz índice dos 200 m costas

Leonardo de Deus garantiu a presença em mais uma prova dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com o 1min57s57 registrado nesta terça-feira nos 200 m costas do Troféu Maria Lenk, o nadador superou o índice olímpico de 1min58s22 e levou o ouro no evento-teste.

"Meu principal objetivo aqui no Maria Lenk era estar entre os primeiros do ranking mundial dessa prova para chegar com moral às Olimpíadas. Acho que a disputa não foi tão forte e que os atletas têm muito o que melhorar, mas no geral a equipe brasileira está nadando muito", comentou Leonardo.

Satiro Sodré/SSPress
imagem: Satiro Sodré/SSPress

Já classificado para os 200 m borboleta, sua principal prova, Leonardo disse estar determinado a melhorar a marca nos 200 m costas. "Eu queria ter quebrado o recorde brasileiro do Thiago [Pereira], que é 1min57s19, mas não deu. Essa é minha segunda prova, e eu não tenho treinado tanto quanto os 200 m borboleta. Ficou um gostinho de quero mais", completou.

Guilherme Guido fez o segundo tempo da tarde: 1min59s34. No entanto, a marca não foi suficiente para colocá-lo nos Jogos. Fabio Santi foi o terceiro, com 2min00s21.

Estrangeiros se destacam nos 200 m peito feminino

Nenhuma brasileira atingiu o índice para os 200 m peito, 2min26s94. A prova, terceira realizada nesta terça-feira, terminou com a argentina Julia Sebastian na primeira colocação, com tempo de 2min28s12. A também argentina Macarena Ceballos ficou em segundo, com 2min28s21, seguida da japonesa Sae Saito, com 2min28s24. A melhor brasileira foi Pamela Souza, que registrou 2min31s75 e terminou na quinta posição.

Topo