Vídeos

Zanetti bate campeão mundial em evento-teste da Rio-2016 e leva ouro

Ricardo Bufolin/Divulgação
Zanetti superou campeão mundial e levou o ouro imagem: Ricardo Bufolin/Divulgação

Fábio Aleixo e Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Com a nota 15,866 nas argolas, o ginasta brasileiro Arthur Zanetti foi o campeão da categoria no evento-teste da ginástica artística da Rio-2016. Realizada nesta segunda-feira (18) na HSBC Arena, localizada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a competição tem como finalidade testar as estruturas dos Jogos deste ano. Ele desbancou o atual campeão mundial, o grego Eleftherios Petrounias, que somou 15,833.

Na fase classificatória, no sábado, o brasileiro havia tirado uma nota menor: 15,800. Com isso, havia terminado na segunda colocação, atrás do grego.

 "O objetivo é sempre melhorar (a nota em relação à classificação). Mas nem sempre isso é possível. Felizmente eu consegui isso. Fiz uma boa série, cravei a saída e isso fez a diferença", afirmou.

"Ele (Petounias) era o cara a ser batido e ninguém sabe o quanto treinei para conseguir este ouro maravilhoso", comemorou Zanetti.

O técnico Marcos Goto avaliou o desempenho de Zanetti nesta segunda-feira  e o comparou com o de Petrounias. "A série do Arthur tecnicamente foi melhor. As duas séries na verdade são muito parecidas e a saída pode definir quem ganha ou perde. Mas o Petrounias teve alguns erros de execução", analisou Goto, satisfeito com o desempenho do brasileiro.

A presença de Zanetti nos Jogos Olímpicos depende de convocação à seleção brasileira, a qual é praticamente garantida, já que ele é uma das maiores esperanças de medalha do país. O resultado nesta prévia olímpica só reforça as expectativas em torno do atleta, que é o atual campeão olímpico das argolas.

O evento-teste também marcou a estreia oficial de Zanetti em uma competição na atual temporada. Ele não havia estado presente em nenhuma etapa de Copa do Mundo já disputada.

Ouro para Flávia Saraiva no solo e prata na trave

Flávia Saraiva, de 16 anos, maior revelação da ginástica brasileira e xodó da torcida, conquistou a medalha de ouro na prova de solo ao marcar 14,400 pontos, arrancando aplausos do público presente durante e após a sua apresentação. A segunda colocação ficou com Larissa Miller, da Austrália, que marcou 13,700 pontos. Daniele Hypolito terminou na sexta colocação ao obter 12,566 pontos.
 
"Gostei muito do resultado, me esforcei muito para conseguir. Não esperava (este ouro), mas treinei bastante par ganhar esta medalha. Fiquei muito feliz ontem (com a conquista da vaga olímpica por equipes). Hoje vim para fazer o meu melhor, brilhar e ser feliz", afirmou a ginasta.

Mais cedo, Flávia já havia feito ótima participação na trave. A ginasta de 16 anos recebeu nota 14,733 pela sua apresentação na decisão, pontuação que a manteve na liderança até a exibição da holandesa Sanne Wevers, avaliada com nota 14,800, fazendo a brasileira ficar com a medalha de prata. A irmã gêmea de Sanne, Lieke Wevers, ficou com o bronze (14,366).

Jade Barbosa também competiu na final, mas cometeu muitas falhas e ficou apenas na oitava colocação, com nota 12,066. 

Bronze para Rebeca nas barras paralelas

Outra atleta do país que também foi ao pódio nesta segunda-feira foi a jovem Rebeca Andrade, de 18 anos. Ela ficou com a medalha de bronze nas barras paralelas assimétricas ao obter a nota 14,433.

A medalha de ouro foi da alemã Elisabeth Seitz, que anotou 15,133 e a compatriota Sophie Scheder levou a prata com 15,033.

Topo