Vídeos

Brasileira que superou choro e ansiedade se garante na Rio-2016 com recorde

Satiro Sodré/SSPress
Larissa Oliveira bateu recorde sul-americano dos 200m livre imagem: Satiro Sodré/SSPress

Guilherme Costa

do UOL, no Rio de Janeiro

Depois de conquistar na manhã deste domingo o índice olímpico dos 200m livre no Troféu Maria Lenk, a nadadora Larissa Oliveira, de 23 anos, não só garantiu sua vaga na Rio-2016 como também bateu o recorde sul-americano na modalidade. Na final, ela completou a sua prova em 1min57s37, sendo 26 centésimos mais veloz do que a marca de Manuella Lyrio, que também estará na Olimpíada.

A jovem afirmou pela manhã que teve de lidar com uma crise de ansiedade e chorou muito antes de conseguir fazer o índice. Ela havia falhado na primeira tentativa, no Open de Palhoça (SC), em dezembro do ano passado.

“É muito difícil achar alguma palavra para descrever o que estou sentindo agora. Estou muito satisfeita. Como já havia dito, vinha em uma fase não muito boa... Mas já passou. Treinei muito e só tenho que agradecer toda minha família, equipe, técnicos e até meu ex-técnico. É um resultado que diz muito”, disse Larisse após sair da piscina.

Na final nacional, Manuella Lyrio não conseguiu reaver seu recorde, terminou com 1min58s62, mas também garantiu vaga nos 200m livre. No Open de Palhoça, havia feito 1min58s43 e, por isso, estará na Olimpíada.

Veterano conquista vaga para 4ª Olimpíada

Kaio Márcio Almeida, de 31 anos, garantiu neste domingo sua quarta participação olímpica - estreou em 2004, em Atenas. Nesta tarde, o paraibano diminuiu sua marca na prova final dos 200m borboleta e estará na Olimpíada do Rio de Janeiro. 
 
Pela manhã, na prova classificatória, ele havia completado a prova em 1m56s40, superando a marca mínima exigida de 1min56s97. Nesta tarde, na decisão, cravou 1min56s21 para assegurar sua vaga.
 
"Ficou muito feliz com isso. Foi mágico hoje. Preciso agradecer ao Minas que me abriu as portas e acreditou em mim. Estou muito feliz. Não foi nada fácil, é difícil voltar quando está parado. Agora tenho mais um objetivo. Agora é Olimpíada", disse Kaio, que pensou em parar de nadar em 2013.
 
Outro nadador que garantiu vaga foi Leonardo de Deus, nos 200m costas. Ele já tinha o índice olímpico, mas também melhorou sua marca, cravando 1min55s54, quinto melhor tempo do mundo nesta temporada.
 
"Se eu tivesse feito na casa de 1min54s eu estaria sem roupa aqui agora. Foi uma boa prova, em um ritmo que me mantém na briga com os melhores do mundo. Não estava no meu melhor nessa competição, mas consegui o mais importante, que era o resultado".

 

Joanna garante vaga

Na tarde deste domingo, na final internacional, Joanna nadou para 2min14s27, abaixo dos 2min14s04, e, assim, será a única brasileira nessa modalidade na Rio-2016. "Para nadar os 200m medley bem eu preciso passar um pouco mais baixo nos primeiros 100 metros, e isso não saiu. Agora é aceitar, descansar e trabalhar para poder nadar um pouco melhor", disse.
 
Joanna desistiu de nadar os 200m livre, prova em que poderia disputar o revezamento 4x200m da Rio-2016. "O Brasil tem hoje os melhores tempos do país nesse revezamento. As meninas podem chegar a uma final olímpica se mantiverem a cabeça e estiverem nadando bem. Para mim é complicado ser uma nadadora de 200m medley, 400m medley e encaixar os 200m livre e os 200m borboleta. Resolvi focar nas minhas provas e no que eu posso fazer melhor", completou.
 

Topo