Vídeos

Atualizada em 16.04.2016 07h57

1º dia de seletiva tem batalha nos 100 m peito. Felipe França vai à Rio-16

Satiro Sodré/ SSPress
Felipe França nada seletiva olímpica dos 100 m peito imagem: Satiro Sodré/ SSPress

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A prova mais esperada do Troféu Maria Lenk desta sexta-feira (15), os 100 m peito, terminou com as classificações de João Gomes Júnior e Felipe França para os Jogos Olímpicos do Rio.

João Gomes Júnior nadou nesta tarde para 59s10 e venceu a prova. Felipe França fez 59s36. "Não fico pensando em número, mas acho que posso ir ainda melhor. Cometi alguns erros agora à tarde, talvez por já ter feito um bom tempo de manhã, mas o importante é a vaga", disse João após a prova. Pela manhã, ele havia feito 59s06 e ficado a três centésimos de quebrar o recorde brasileiro. A marca é a segunda melhor do mundo.

Felipe França também ficou satisfeito com o resultado. "Estou no ideal de peso, força e treinamento para o Maria Lenk e fico feliz por ver que as coisas saíram. Sou o melhor nadador de peito do país há três anos, e a confirmação dessa vaga é importante por isso", comentou.  

A seletiva olímpica dessa prova foi uma das mais disputadas com chances para quatro nadadores brasileiros: Pedro Cardona, Felipe Lima, Felipe França e João Gomes Júnior. Todos eles conseguiram índice olímpico no Open de Palhoça (SC), primeira seletiva brasileira. No entanto, o Brasil tinha direito apenas a duas vagas, definidas no Maria Lenk. Nesta sexta, Cardona nadou em 1min00s11 e Lima, 1min00s37. 


Daynara de Paula e Daiene Dias se classificam. Etiene desiste de nadar prova

Etiene Medeiros desistiu de nadar a final dos 100 m borboleta do Maria Lenk na tarde desta sexta (15) e não estará na prova na Rio-2016. Daynara de Paula conseguiu fazer tempo melhor que o de Etiene na final da competição e se classificou.

Daynara de Paula fez o tempo de 58s38 e nadará os 100 m borboleta ao lado de Daiene Dias, que venceu a prova nadando 58s07. Etiene havia feito 58s49 nas eliminatórias. "Estou muito feliz. Muito. Foi uma prova muito boa, e eu acho que consegui fazer um tempo bom. Agora é pensar na preparação pra melhorar até os Jogos Olímpicos", comentou Daynara.

Daiene também se mostrou muito feliz com o resultado. É um sonho. Quase parei de nadar em 2010. Fui para o triatlo, fiquei seis meses e achei que tinha de voltar porque faltava uma competição ainda. Fiquei fora de Londres por pouquinho, mas consegui essa vaga agora, em casa. É incrível", disse. 

Etiene Medeiros não nadou a final dos 100 m borboleta por uma estratégia. A nadadora já sabia que não nadaria na tarde desta sexta, apesar de ter conseguido o índice pela manhã. Da arquibancada, ela comemorou muito o resultado com Daynara e Daiene. 

Joanna Maranhão 400 m medley feminino

Joanna Maranhão já tinha o índice dos Jogos Olímpicos com os seus 4min40s78 e confirmou na tarde desta sexta-feira (15) participação em sua 4ª Olimpíada. Ela baixou ainda mais o seu tempo no Maria Lenk: 4min38s66. "Nadar abaixo de 4min40s é sempre muito bom, mas na hora que vi que estava na frente pensei "vamos embora". No entanto, o meu crawl não foi muito bem, mas 4min38s66 foi ótimo. Não tem essa de pressão aqui no Rio não, vou dar o meu melhor", comentou a nadadora ao SporTV apos a prova. 
 

Brandonn Almeida está garantido nos 400 m medley

Brandonn Almeida se garantiu na Rio-2016 nos 400 m medley. O nadador fez o tempo de 4min14s63 (índice: 4min16s71). "Estou muito feliz. Desde o meu primeiro dia na natação eu sonhava com isso, que é estar nos Jogos Olímpicos, e hoje eu consegui".

Luiz Altamir Melo nadará os 400 m livre no Rio

Luiz Altamir se classificou graças ao tempo conquistado no Open de Palhoça, que também valeu para índice olímpico brasileiro. Na ocasião, ele nadou 3min50s32. "É um sonho. Estar nos Jogos Olímpicos é o que eu mais queria na vida, e eu trabalhei muito para chegar agora. Acionais o meu desempenho hoje não foi o que eu esperava, mas o importante foi confirmar a vaga".

 

 

 

Topo