Vídeos

Após quedas frustrantes, Diego Hypolito treina para ficar em pé na Rio-16

Ricardo Nogueira / EFE

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Bernardo do Campo

Diego Hypolito foi às duas últimas Olimpíadas com chance de medalhas e saiu com duas frustrações. Frustrações que se resumem em duas quedas, e que ele não quer repetir dentro de quatro meses no Rio de Janeiro, competindo frente ao público brasileiro.

"Já caí de bunda, já caí de cara a e agora quero conseguir ficar de pé. Acho que é possível. Mas isso só será possível com treinos, com um controle diário da ansiedade e também não me lesionando", afirmou o ginasta de 29 anos referindo-se aos tombos que levou no solo em Pequim-2008 e Londres-2012.

Hypolito ainda não foi oficialmente selecionado para os Jogos do Rio - a convocação da seleção deverá sair apenas entre maio e junho - mas seu início de temporada e o que vem fazendo nos treinamentos lhe dão a certeza que será escalado para a disputa do solo. Em 2016, ele já ficou com o ouro nas etapas de Doha (QAT) e Cottbus (ALE) e tem conseguido se manter livre de lesões.

Nem mesmo as dores na coluna que o incomodaram bastante durante todo o ano passado deram a cara com tanta força neste início de temporada.

"Minha confiança se ergueu muito com estes dois títulos. Nos anos das Olimpíadas de Pequim e Londres eu cheguei sem ter ganhado nada e ainda assim tinha chance de medalha. Meu foco principal é chegar inteiro", disse o ginasta.

Hypolito garante sonhar todo dia com a medalha olímpica, a única em uma grande competição que ainda falta em sua galeria. Mas ele mantém os pés no chão e evita fazer promessa aos torcedores e até adota um discurso para diminuir a pressão que poderá enfrentar.

"Quero dizer às pessoas que não é certo que vou ser medalhista olímpico. Claro que tenho grandes chances se acertar tudo que venho fazendo, mas é apenas 1min10s que decidem 12 anos. Claro que me lembro das duas últimas Olimpíadas, mas procuro pensar de maneira positiva. Se eu não for medalhista olímpico, não foi por falta de apoio ou ter uma equipe trabalhando para mim", afirmou o ginasta.

Hypolito é consciente que buscar o ouro é uma tarefa quase impossível. Para ele, esta medalha já tem um dono e será o japonês Kenzo Shirai, campeão mundial em 2013 e 2015. A briga será pela prata ou bronze. 

"A medalha é possível. Seria hipócrita de dizer que não tenho chances", disse.

Com a seleção brasileira já classificada para a Olimpíada, o ginasta não participará do evento-teste que será realizado entre sexta-feira e domingo no Rio de Janeiro. O Brasil só tinha direito a inscrever dois atletas e os escolhidos foram Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki. Ainda assim, ele acompanhará a competição na torcida.

Em maio, espera ser escalado para a etapa de São Paulo da Copa do Mundo, que ocorrera entre os dias 20 e 22.

"Não sei como está o planejamento da comissão técnica. Mas quero competir em São Paulo, já que não estarei neste evento-teste. Seria muito importante para mim, para estar competindo com a torcida. Isso influencia muito no lado emocional e motivacional", afirmou.

#FERAS3: Americana Simone Biles domina ginástica com explosão e carisma à la Daiane dos Santos

Topo