Vídeos

Obama defende igualdade salarial após ameaça de boicote de atletas dos EUA

Jacquelyn Martin/AP Photo
Barack Obama comentou a ameaça de boicote feita pela seleção feminina de futebol dos EUA imagem: Jacquelyn Martin/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

O presidente Barack Obama aproveitou um pronunciamento realizado nesta terça-feira (12) durante o “Equal Pay Day”, dia em que a população norte-americana celebra a briga pela equiparação salarial entre homens e mulheres, para pedir que as pessoas sejam remuneradas de acordo com seu cargo, e não com o gênero.

E, em meio ao discurso, o presidente avaliou a situação das jogadoras de futebol, que reclamaram da diferença salarial em relação aos homens.

“Pagamentos iguais para trabalhos iguais deveriam ser um princípio fundamental da nossa economia. É a ideia de que se você é um professor escolar, um executivo, um jogador de futebol ou tênis profissional, seu trabalho deveria ser valorizado e remunerado de forma igualitária, sendo você homem ou mulher. É um ideal simples. Mas ainda é um aspecto que seguimos errando. Nós não queremos alguns dos nossos melhores jogadores sendo colocados de lado.”

A última frase foi uma alusão ao protesto feito pela seleção feminina de futebol dos Estados Unidos. As jogadoras ameaçam boicotar os Jogos Olímpicos para expressar a insatisfação em relação à premiação concedida pela federação local.

 Há duas semanas, as atletas protestaram contra as diferenças de valores em relação aos homens. Na seleção feminina dos EUA, cada jogadora ganha US$ 1.350 por vitória em amistoso contra seleções top 10 do ranking Fifa; os homens recebem US$ 17.625.

Topo