Vídeos

CBF responde Barça e insiste em ter Neymar no Rio e na Copa América

AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON

Danilo Lavieri e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) insiste em ter Neymar tanto na Copa América do Centenário, em junho, nos Estados Unidos, e nas Olimpíadas, em agosto, no Rio de Janeiro. 

Essa foi a resposta da entidade à carta do Barcelona enviada na sexta-feira da semana passada, dizendo que o atacante seria liberado para apenas uma das competições. O desejo foi oficializado em um novo documento enviado para a Espanha nesta terça-feira (12). 

Ainda no mesmo dia do veto, a CBF já havia afirmado que gostaria de ter o atleta nas duas ocasiões e pressionou Neymar por agir nos bastidores, conversando com os dirigentes do time catalão. Há essa expectativa tanto na comissão técnica quanto na diretoria.

O coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, e o técnico Dunga, já elaboraram um plano ao lado do jogador para que ele consiga jogar nos dois sem prejudicar seu preparo. Foi colocado ao Barcelona, por exemplo, a possibilidade de enviar um profissional da equipe para acompanhar a comissão técnica da CBF nas competições.

Além disso, a CBF tem programada uma nova reunião entre o fim deste mês e o início do próximo com a diretoria do Barcelona para apresentar novamente sua proposta.

A imprensa espanhola especula que o atleta poderia, inclusive, disputar apenas a fase de mata-mata da Copa América, que começa no dia 16 de junho, poupando o atleta da pré-temporada e da primeira fase, que acontecerá entre os dias 21 de maio e 15 de junho.

No caso da seleção argentina, por exemplo, Lionel Messi optou por ficar fora das Olimpíadas e disputará a competição nos Estados Unidos. A organização da Copa América Centenário já deu mostras que não tem tanta confiança na presença do brasileiro

Topo