Vídeos

Lesão de velejadora faz brasileira treinar dobrado para a Rio-2016

Fred Hoffman
Kahena (d), que sofreu uma lesão no joelho, não treina desde o início de abril. Isso tem intensificado a rotina de Martine (e) imagem: Fred Hoffman

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Martine Grael, 25, e Kahena Kunze, 25, tomaram um susto no início deste mês. A dupla que vai representar o Brasil na classe 49er FX da vela nos Jogos Olímpicos Rio-2016 abandonou o Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca (Espanha), depois de seis regatas. Uma manobra feita de maneira errada causou uma torção em um ligamento do joelho esquerdo de Kahena, que agora faz fisioterapia para tentar minimizar o problema. E isso tem feito a rotina de treinos de Martine ficar ainda mais intensa.

“A preparação física dobra. Em vez de eu fazer uma sessão de musculação, faço duas. Tento fazer bastante aeróbico, também”, contou Martine. “As duas estão trabalhando muito. Eu com musculação e aeróbico, e a Kahena com a fisioterapia”, completou.

A mudança no cronograma de treinos foi a forma encontrada pela dupla para não interromper os treinos. Martine e Kahena também têm trabalhado em acertos internos no barco enquanto não podem voltar para a água.

“Para mim foi bem difícil no começo porque eu nunca tinha passado por uma lesão. O que eu mais aprendi foi ter paciência. A gente não consegue ficar paradas. O tempo todo você usa a parte do seu corpo e esquece. Foi bem difícil para mim. Foi bom ter voltado para o Brasil porque você fica numa ansiedade quando está lá vendo todo mundo velejando e não pode velejar. A Tine também teve bastante paciência com isso”, relatou Kahena.

A velejadora ainda não tem data para retomar as atividades na água, mas já planejou o retorno às competições. Elas pretendem correr a regata de Hyeres (França) da Copa do Mundo da modalidade, que será realizada entre os dias 25 de abril e 1º de maio.

“A gente está fazendo um bom trabalho. É importante eu me sentir segura na água. Antes de embarcar eu gostaria de velejar e ver como estou me sentindo, mas eu estou positiva e pensando que vou melhorar logo. Vai dar tudo certo”, finalizou Kahena.

Topo